A vereadora Flávia Vasconcelos (PDT), de Sonora, vai entregar uma moção de honra ao motorista Anderson José dos Santos, que salvou 20 crianças de um ônibus escolar em chamas na manhã do dia 3 de julho, na zona rural do município. A rápida ação dele garantiu que nenhum dos alunos ficasse ferido, embora o veículo tenha sido destruído pelo fogo.
Em entrevista ao MS Norte, Flávia explicou que decidiu propor a homenagem como forma de reconhecimento ao heroísmo de Anderson. "Ele foi um grande herói naquele dia, porque foram 20 crianças que ele tirou sozinho de dentro do ônibus, então é mais do que merecido o reconhecimento a este profissional que não mediu esforços para salvar todos", afirmou.
A proposta já foi apresentada à Câmara Municipal e aguarda pauta para ser aprovada e entregue. A vereadora lembrou que antes do ocorrido, havia recebido reclamações dos pais e, por este motivo, acionou o Executivo Municipal alertando sobre as condições ruins do ônibus. "Ficava mais tempo quebrado do que funcionando".
"Esta moção de honra é um reconhecimento pelo destacado trabalho feito pelo motorista citado, que no momento de desespero agiu com rapidez, evitando uma tragédia que poderia ser maior, uma vez que o ônibus poderia ter explodido devido ao combustível que havia no mesmo", lê-se no texto da moção.
Medidas
Flávia pontuou que logo que tomou conhecimento do ocorrido, ainda pela manhã, acionou a Prefeitura e mobilizou veículos para ajudar no transporte das crianças. Ela disse que solicitou ao prefeito e ao senador Nelsinho Trad (PSD) que sejam adquiridos dois ônibus para otimizar o transporte daquela região, uma vez que apenas um veículo tem operado ali.
"Vamos dividir as linhas com dois ônibus, para que os estudantes viagem com mais tranquilidade e não precisem acordar tão cedo". Outro plano é manter o Anderson como motorista. "Não precisa mudar o que está dando certo. Ele é muito querido, conhecido por todos na região e todas as crianças adoram ele".
A vereadora pontuou ainda que já foi substituído o ônibus e que o transporte segue normalmente. Disse também que os alunos tiveram os materiais escolares destruídos, mas que o município deu o suporte necessário repondo itens mais urgentes como cadernos, lápis, borracha, entre outros. "A Secretaria de Educação deu todo o apoio".
O incêndio
Conforme já noticiado, um ônibus do transporte escolar pegou fogo no início da manhã do dia 3 de julho, na rodovia MS-213, na região das Sete Placas. O veículo ficou completamente destruído, assim como alguns materiais escolares, mas ninguém se feriu.
Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o ônibus em chamas. A mãe de um dos estudantes, que preferiu não ser identificada, explicou que os fatos ocorreram na região das Sete Placas, por volta das 05h30. Ela contou ao MS Norte que, conforme relato do filho, o motorista agiu rápido ao perceber o fogo. "Ele [filho] contou que quando o fogo começou as portas estavam travadas, mas o motorista conseguiu abrir e tirar as crianças uma por uma, em segurança. Se não fosse o motorista, não sei o que poderia ter acontecido", disse a mulher na ocasião, pontuando que chegou a ver a fumaça de longe da fazenda onde estava.
A prefeitura, por meio da Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, divulgou uma nota alegando que iria instaurar procedimento administrativo para apurar o ocorrido. "A Gerência Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer informa a todos que, no início da manhã de hoje, dia 03 de julho de 2023, houve um incidente envolvendo um veículo do transporte escolar, terceirizado, cujas causas ainda estão sendo apuradas, dentro de um processo administrativo, garantindo o contraditório e ampla defesa, conforme obriga a Constituição Federal, visto que é ilegal qualquer tipo de presunção de culpa ou responsabilidade", lê-se na nota.
A administração disse ainda que outro transporte seria providenciado para que os estudantes não percam aula. "O município, como é seu dever, garante, desde já, que os alunos não serão prejudicados, e já estão sendo tomadas as providências para regularizar imediatamente o transporte dos alunos. Informamos ainda que todos os alunos estão seguros".
Da Redação
Foto: Assessoria