09 de Mai, 2025
Vereador Luiz Eduardo cobra ações na saúde e propõe kit alimentação para crianças em tratamento fora de Coxim
09 de Abr, 2025

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim realizada na terça-feira (9), o vereador Luiz Eduardo, presidente da Casa, apresentou uma série de indicações voltadas à área da saúde, com foco no atendimento às famílias de crianças com transtorno do espectro autista e na ampliação de serviços no município. As sugestões foram direcionadas à secretária municipal de Saúde, Fernanda Berigo, que esteve presente na Casa para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta.

Em sua fala, o parlamentar destacou a importância do diálogo com a equipe da saúde e elogiou a disposição da secretária. “Já agradeço pela disponibilidade, iniciativa de vir hoje à Câmara Municipal na reunião preparatória para dar satisfação do trabalho que está sendo executado na Secretaria de Saúde”, disse Luiz Eduardo. No entanto, também ressaltou que é papel do Legislativo fazer cobranças e apresentar propostas para aprimorar os serviços.

Entre as indicações, o vereador propôs que seja realizado um estudo para a implementação de um kit alimentação voltado às crianças que se deslocam para atendimentos em outras cidades, como Campo Grande e São Gabriel do Oeste. A sugestão surgiu após uma reunião com pais e mães de crianças atípicas, durante um evento sobre autismo na Câmara. “Essas crianças muitas vezes vão a Campo Grande acompanhadas de suas mães, de seus pais, e muitas delas não têm sequer R$ 1 para comer. Se o município oferecer ao menos uma bolacha, às vezes vai ser o que ela vai comer o dia inteiro fora da nossa cidade”, argumentou.

Outra demanda apresentada foi a criação de um cargo especializado na área de transporte da saúde, com foco no atendimento a pais e mães de crianças com deficiência. O objetivo é humanizar o serviço, garantindo comunicação mais eficiente sobre a disponibilidade de veículos e a organização dos deslocamentos. “É importante ter esse servidor lá só para fazer esse trabalho, para ligar. Às vezes não tem o transporte, mas para dar essa satisfação, dizer: ‘Olha, eu não tenho carro ainda, mas vou ter’”, explicou o vereador.

Luiz Eduardo também cobrou agilidade no envio de orçamento para a implantação de uma sala de endoscopia e colonoscopia no município. Segundo ele, o compromisso de buscar recursos para viabilizar o projeto foi firmado com a senadora Tereza Cristina durante viagem a Brasília, mas o orçamento solicitado à Secretaria de Saúde ainda não foi entregue. “Já vão para a terceira semana que retornamos de Brasília e o orçamento não chegou para mim. Para pleitear recurso, eu preciso ter o orçamento na mão, senão eu não consigo”, disse.

Por fim, o vereador chamou atenção para o acúmulo de lixo na Avenida Virgínia Ferreira, atribuído ao desencontro entre o horário de coleta — feito por volta das 2h da manhã — e o descarte por comerciantes, que ocorre após a abertura dos estabelecimentos. Ele propôs uma campanha de conscientização com os lojistas da região. “É nosso dever sim fazer essa conscientização, é o nosso dever sim cuidar da nossa cidade”, reforçou.

Da Redação

Foto: Assessoria/Hugo Crippa




Notícias mais lidas