Contribuintes de Mato Grosso do Sul têm até esta quinta-feira, 8 de janeiro, para pagar o IPVA 2026 à vista com 15% de desconto. A data foi prorrogada de forma excepcional após instabilidades no sistema da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MS), provocadas pelo grande volume de acessos no dia 5.
A ampliação do prazo, oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado, garantiu mais 72 horas para que os contribuintes aproveitassem o benefício. A medida foi adotada para evitar prejuízos aos motoristas que enfrentaram dificuldades na emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAEMS).
A Sefaz lembra que os boletos estão disponíveis desde novembro de 2025, exclusivamente de forma online, permitindo que o contribuinte se antecipe no planejamento financeiro.
Parcelamento
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o imposto em até cinco vezes, com vencimentos em:
1ª parcela: 30 de janeiro
2ª parcela: 27 de fevereiro
3ª parcela: 31 de março
4ª parcela: 30 de abril
5ª parcela: 29 de maio
O desconto de 15% oferecido pelo Governo de MS para pagamento à vista está acima da média nacional, que varia entre 3% e 10%. A iniciativa faz parte de uma política fiscal voltada à valorização do contribuinte adimplente e ao incentivo à regularidade tributária.
Em 2026, cerca de 870 mil veículos estão incluídos na base de cobrança do IPVA no Estado. O valor mínimo é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos, o que amplia a capacidade de pagamento da população.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Sefaz-MS: www.sefaz.ms.gov.br/ipva
Da Redação
Foto: Assessoria