Entre os dias 18 e 19 de setembro, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, vai sediar o 3o Encontro sobre Raiva em Mato Grosso do Sul, visando informar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção desta grave zoonose.
O objetivo é reunir profissionais de diferentes áreas, promover um ambiente de diálogo e atualização científica, contribuindo para a formação e capacitação dos participantes no enfrentamento da raiva, com especial atenção à vigilância em saúde animal e humana, e à assistência aos pacientes humanos agredidos por animais.
“Este encontro surge como uma oportunidade estratégica para compartilhar conhecimentos, debater desafios e fortalecer ações integradas de saúde pública e saúde animal, em consonância com o conceito de Saúde Única”, explica a coordenadora do III E-Raiva MS, professora Juliana Arena Galhardo, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS.
O fiscal estadual agropecuário Fábio Shiroma, coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) da Iagro, destaca que o evento representará um avanço significativo na discussão sobre o controle da doença: “O tema será abordado de forma abrangente e contará com especialistas para debater estratégias no campo e na cidade, integrando o ambiente rural e urbano, compartilhando experiências de outros estados para revolucionar e fortalecer as ações de prevenção”.
Morcegos hematófagos são os principais transmissores da raiva no campo. Foto: DIvulgação / Iagro
A programação contará com dois pré-eventos: de 15 a 17 de setembro, o "Seminário Nacional dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros e Mostra dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros do Brasil", que pretende reunir as Coordenações Estaduais dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros em conjunto com a Coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária.
No dia 17 de setembro o "Encontro das secretarias municipais de saúde de Mato Grosso do Sul: atualização em vigilância e assistência à raiva" promoverá o debate e a atualização de profissionais das secretarias municipais de saúde do estado.
A programação principal, nos dias 18 e 19 de setembro, contará com palestras sobre vigilância da raiva humana e animal e também assistência à saúde.
O evento é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e conta com o apoio da Fundect / Semadesc (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul / Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), SES (Secretaria de Estado de Saúde), Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Fundação Oswaldo Cruz – Mato Grosso do Sul e Programa de Pós-Graduação em Saúde Única (Fiocruz/MS), Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa Pantanal, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (UFMS) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (UFMS).
As inscrições podem ser feitas na página do evento: https://www.even3.com.br/e_raivams/
Da Redação
Foto destaque: Tamila Lopes/ Divulgação