21 de Ago, 2025
SPU autoriza construção da Orla do Rio em Porto Murtinho para impulsionar turismo na Rota Bioceânica
15 de Ago, 2025

Porta de entrada do Brasil na Rota Bioceânica, Porto Murtinho vai iniciar a construção da Orla do Rio, um espaço turístico de 600 m² às margens do Rio Paraguai, com receptivo, pista de caminhada, bar e área de contemplação. A autorização foi concedida ontem (14/08) pela Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU-MS). O projeto, orçado em R$ 5 milhões, faz parte da estratégia do Governo Federal para fortalecer o turismo no Pantanal e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

A SPU-MS autorizou as obras de adequação, construção do platô, de calçadas e instalação de iluminação pública no dique da cidade — área pertencente à União — e fará a transferência de gestão do espaço para a Prefeitura, garantindo autonomia para manutenção e expansão da infraestrutura turística.

Segundo o superintendente da SPU-MS, Tiago Botelho, a iniciativa segue determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de transformar Porto Murtinho em um destino de permanência, e não apenas de passagem. “O Pantanal é uma das maiores riquezas naturais do mundo. Preservar e desenvolver essa região significa gerar oportunidades, proteger o meio ambiente e mostrar ao visitante um patrimônio que é orgulho do Brasil”, destacou.

Para o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, a obra marca um novo momento para a cidade. “A Orla do Rio vai se tornar um cartão postal, trazendo mais turistas, movimentando nossa economia e gerando empregos. É um sonho antigo que começa a se tornar realidade graças ao apoio do Governo Federal e da SPU”, afirmou.

Impacto esperado no turismo
Com cerca de 17 mil habitantes, Porto Murtinho tem sua economia baseada na pecuária, agricultura e pesca. A nova infraestrutura deve aumentar em até 35% o fluxo de turistas nos dois primeiros anos após a inauguração, atraindo visitantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O crescimento projetado deve impulsionar a rede hoteleira, bares, restaurantes e o comércio, gerando novos empregos e ampliando a arrecadação municipal.

“A SPU está comprometida para que Porto Murtinho seja reconhecida como porta de entrada e destino de permanência na Rota Bioceânica, aliando turismo, preservação ambiental e geração de renda”, concluiu Botelho.

Da Redação
Foto: Assessoria




Notícias mais lidas