03 de Jul, 2025
Sidrolândia sedia seminário sobre regularização de imóveis em faixa de fronteira
28 de Abr, 2025

Sidrolândia será palco, no próximo dia 30 de abril, do seminário "O Impacto da Ratificação dos Imóveis em Faixa de Fronteira do Mato Grosso do Sul", que será realizado a partir das 7h30 no Sindicato Rural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Frente Parlamentar de Limites, Divisas Territoriais e Regularização Fundiária, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB). O objetivo é orientar produtores rurais sobre o processo de ratificação dos imóveis, que garante a segurança jurídica das propriedades situadas na faixa de fronteira.

Hoje, 45 municípios de Mato Grosso do Sul estão total ou parcialmente dentro da faixa definida pela Lei Federal nº 13.178/2015. Estima-se que mais de 33 mil produtores precisem concluir a regularização até 22 de outubro de 2025 para não perderem a posse para a União.

Durante o seminário, especialistas vão detalhar os requisitos legais e operacionais da ratificação. Estão confirmadas palestras da assessora jurídica da FAMASUL, Giovana Zampieri Omena; do gerente da AGRAER, Jadir Bocato; do registrador imobiliário Adalberto Luiz Reichert; e participação por videoconferência do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva.

Recentemente, a Frente Parlamentar encaminhou proposta à Corregedoria-Geral de Justiça para simplificar o processo, sugerindo a dispensa da exigência de certidões de matrículas encerradas, a fim de reduzir custos para os produtores. Além disso, Renato Câmara também solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a prorrogação do prazo de ratificação.

O evento tem apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Sidrolândia, da OAB Subseção local e do Sindicato Rural de Sidrolândia.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas