A Prefeitura de São Gabriel do Oeste obteve mais um reconhecimento pela transparência em suas contas públicas. Na segunda-feira (17), o Tesouro Nacional concedeu ao município a nota A, a mais alta possível, pela qualidade da informação contábil e fiscal referente ao exercício de 2023.
Em Mato Grosso do Sul, apenas São Gabriel do Oeste e Iguatemi alcançaram a avaliação máxima, recebendo o selo destinado aos entes federativos que atingiram um percentual de acertos acima de 95% no envio de dados contábeis consistentes e de qualidade. São Gabriel do Oeste obteve 97,3%, subindo para a 103ª posição no ranking nacional e ficando em 1º lugar no estado.
“A transparência e a qualidade das informações contábeis são pilares da nossa gestão. Esse resultado é fruto do comprometimento da nossa equipe técnica e demonstra nosso esforço contínuo para garantir uma administração eficiente e acessível. Continuaremos trabalhando para aprimorar ainda mais a precisão dos nossos dados e alcançar a excelência total,” destacou o prefeito Jeferson Tomazoni.
No cenário nacional, o município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, alcançou o primeiro lugar. Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados mais bem pontuados do Brasil, ocupando a 4ª posição, enquanto Goiás ficou em primeiro.
A avaliação do Tesouro Nacional é baseada no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), que classifica a precisão, integridade e consistência das informações enviadas pelos entes federativos. São realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.
Da Redação
Foto: Assessoria