A rodovia MS-306, essencial para o escoamento agrícola em Mato Grosso do Sul, foi contemplada com um financiamento de R$ 85,3 milhões destinado à sua recuperação e modernização. O investimento, publicado no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2024, é proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e será gerido pela concessionária Way-306, responsável pela rodovia desde 2020.
Com 219,5 quilômetros de extensão, a MS-306 conecta cidades importantes como Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, desempenhando papel estratégico no transporte de grãos e gado, pilares da economia regional. A diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana de Sousa Barros, afirmou que os recursos serão liberados conforme um cronograma físico-financeiro rigoroso.
Apesar da aprovação dos novos recursos, o custo total das obras é estimado em R$ 170,7 milhões. Em 2024, a Way-306 já havia investido R$ 107 milhões em melhorias, incluindo a construção de acostamentos e um contorno viário em Chapadão do Sul, inaugurado em outubro.
A concessão enfrenta desafios desde março de 2024, quando a Way-306 solicitou uma revisão extraordinária do contrato. A medida resultou no adiamento de etapas importantes, como o cercamento de 110 quilômetros e a construção de uma passagem de fauna, cuja conclusão agora está prevista para 2029.
Mesmo com os atrasos, as melhorias esperadas devem aumentar a segurança e a eficiência para motoristas e caminhoneiros que dependem da rodovia. A modernização também promete atrair novos investimentos para as cidades próximas, incentivando o crescimento econômico.
A MS-306 é um exemplo de como o investimento em infraestrutura pode impulsionar o desenvolvimento regional. No entanto, o sucesso do projeto depende não apenas da liberação dos recursos, mas também de uma fiscalização rigorosa para garantir a execução das obras dentro dos padrões estabelecidos. A rodovia é vista como uma oportunidade de alinhar crescimento econômico com infraestrutura de qualidade, tornando-se um modelo para o Brasil.
Da Redação
Foto: Assessoria