O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, confirmou que o Estado dará apoio direto ao município de Coxim e deve reconhecer oficialmente a situação de emergência em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e a zona rural nos últimos dias.
A sinalização ocorreu durante reunião realizada, na Governadoria, em Campo Grande, na quinta-feira (05), com a presença do prefeito Edilson Magro, do vice-prefeito Flávio Dias, do deputado estadual Junior Mochi, representantes da Defesa Civil estadual e vereadores do município: Marcinho, Wilian Meira, Luiz Eduardo, Maurício Helpis e Abilio Vaneli.
Após o encontro, o vereador Abilio Vaneli destacou que o município apresentou um relatório detalhado dos danos causados pelas chuvas, tanto na área urbana quanto na zona rural.
“Acabamos de sair de uma reunião na governadoria com o governador, prefeito, Dep. Jr. Mochi, Defesa Civil estadual e Câmara Municipal buscando apoio e o reconhecimento da situação de emergência em razão dos estragos causados pela grande quantidade de chuvas em nosso município”, afirmou.
Durante a reunião, o governador reconheceu a gravidade do cenário enfrentado por Coxim e garantiu apoio do Estado para as ações emergenciais e de reconstrução. “A gente tem um trabalho de parceria muito grande com 79 municípios e, no momento de dificuldade, não seria diferente, para prestar apoio para Coxim. Eles mostraram aqui todo o relatório já realizado, danos enormes tanto na cidade como na zona rural, em comunidades que precisam do apoio da Defesa Civil, precisam do apoio agora da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, que estará junto com a Prefeitura Municipal para poder viabilizar isso, seja na reconstrução, seja no apoio às pessoas, para que a gente possa restabelecer a normalidade o mais rápido possível. Agradeço a visita e podem contar com o Governo do Estado nesse processo”, declarou Riedel.
Estragos e medidas emergenciais
Nos últimos dias, Coxim registrou volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, provocando alagamentos, danos em vias públicas, prejuízos a moradores e impactos em áreas rurais. Entre os episódios mais graves, houve o desabamento de estruturas, ruas danificadas pela enxurrada e transtornos em bairros inteiros.
Diante do cenário, o município também decidiu cancelar o tradicional Grito de Carnaval, como medida de responsabilidade, redirecionando recursos para ações solidárias e apoio às famílias afetadas pelas enchentes.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura poderá acessar recursos estaduais e federais com mais agilidade, além de ampliar a atuação da Defesa Civil e viabilizar obras de recuperação de infraestrutura, estradas rurais e áreas atingidas.
Da Redação
Foto: Assessoria