A Cooperativa Recicla Naviraí realizou, nesta terça-feira (25), uma audiência pública de prestação de contas, onde apresentou os resultados alcançados em 2024. Durante o evento, realizado no Anfiteatro do IFMS, foi divulgado que a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) recolheu e processou um total de 490 toneladas de materiais recicláveis, registrando um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior.
A Recicla Naviraí, gerida por 25 cooperados, destacou o suporte essencial do Instituto Recicleiros e da Prefeitura de Naviraí, fatores decisivos para a manutenção e ampliação do projeto. Desde sua fundação, em 2019, a cooperativa já recebeu mais de 1,4 milhão de quilos de resíduos, dos quais 1,16 milhão foram processados e destinados corretamente, evitando o descarte irregular no meio ambiente.
O relatório de prestação de contas apontou que, entre os materiais recicláveis processados em 2024, os maiores volumes foram de 237 toneladas de papel e papelão, 126 toneladas de plástico, 106 toneladas de vidro e 19 toneladas de metal. Além da coleta e processamento, a cooperativa intensificou ações de educação ambiental e mobilização social, com mais de 3.500 horas de atividades entre agosto e dezembro. Foram 240 ações realizadas, alcançando cerca de 18 mil pessoas por meio de visitas porta a porta, palestras em escolas e universidades, além de mobilizações em empresas e grandes geradores de resíduos.
O presidente da Recicla Naviraí, Guilherme Fernandes dos Reis, ressaltou os impactos positivos das ações da cooperativa e o engajamento da população. “O avanço das atividades da UPMR traz importantes benefícios socioambientais. Esse progresso é fruto das parcerias com o Instituto Recicleiros e da participação ativa da comunidade, que separa os resíduos e os destina corretamente. O apoio da Prefeitura tem sido essencial para o funcionamento do projeto, e expressamos nossa gratidão pela parceria com a administração municipal”, destacou.
A população também reconhece a importância da reciclagem. A moradora do bairro Royal Park, Ângela Borges, reforçou que a separação de resíduos deve ser um compromisso coletivo. “O trabalho da cooperativa é fundamental, pois cuida do meio ambiente e garante a destinação correta dos materiais recicláveis. Separar os resíduos é um gesto simples, mas que faz toda a diferença”, afirmou.
O gerente municipal de Meio Ambiente, João do Carmo Neves – Chocolate, destacou que Naviraí já foi referência estadual em sustentabilidade e que o município está empenhado em retomar esse protagonismo. “Temos a determinação do prefeito Rodrigo Sacuno de recuperar a credibilidade ambiental por meio de projetos e ações estratégicas. A Recicla Naviraí já desempenha um papel essencial nesse cenário, e reafirmamos nosso compromisso em apoiar a cooperativa e fortalecer a reciclagem na cidade”, disse.
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, que elogiaram o trabalho da cooperativa e reforçaram o compromisso em apoiar suas iniciativas. Entre os participantes estavam a vice-prefeita Telma Minari, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Moreto, a representante do setor privado Margareth Silva (Grupo Antonini) e o professor Wesley Almeida, coordenador de patrimônio do IFMS.
Com os avanços apresentados, a Recicla Naviraí segue como referência na gestão de resíduos, promovendo impactos ambientais positivos e contribuindo para um município mais sustentável.
Da Redação
Foto: Assessoria