A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, iniciou uma ação de limpeza de terrenos baldios na região central da cidade. A iniciativa busca conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outros animais perigosos, como escorpiões, aranhas e cobras, que encontram nesses locais ambientes favoráveis para abrigo.
Com o verão trazendo altas temperaturas e chuvas, o crescimento do mato em terrenos baldios se torna um problema de saúde pública. A limpeza, que começou no centro, será expandida para os bairros da cidade e a Vila Novo Belo Horizonte nos próximos dias.
Segundo o prefeito Weliton Guimarães, “Alcinópolis tem tradição na colaboração dos cidadãos com a limpeza urbana que tem o bom hábito de cuidar de seus terrenos, porém sempre tem alguns casos em que o executivo precisa interceder”. Ele destacou a importância da parceria entre o poder público e a população para manter a cidade limpa e segura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisberto Martins Rezende (Bufinha), reforçou que a manutenção dos lotes é responsabilidade dos proprietários. “A colaboração da população é essencial para um ambiente mais limpo, agradável e seguro”, afirmou, ressaltando que manter os terrenos limpos contribui para a saúde pública e a boa imagem da cidade.
Neste primeiro momento, os terrenos estão sendo limpos pela prefeitura, e os proprietários serão notificados sobre a necessidade de manutenção contínua. Caso a situação persista, multas poderão ser aplicadas no futuro, como previsto na legislação municipal. A ação também visa conscientizar os moradores sobre a importância de um ambiente urbano saudável e organizado.
Da Redação
Foto: Assessoria