26 de Out, 2025
Prefeitos de MS participam de fórum internacional sobre a Rota Bioceânica e firmam novas parcerias para inovação e desenvolvimento
09 de Out, 2025

Lideranças de Mato Grosso do Sul participaram, nesta quarta-feira (8), do VII Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, realizado em San Salvador de Jujuy, na Argentina. O evento, que segue até o dia 10 de outubro, reuniu representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para discutir os avanços e desafios da Rota Bioceânica, que conectará o Atlântico ao Pacífico.

A comitiva sul-mato-grossense integra uma missão técnica organizada pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, com o apoio da Assomasul. O grupo percorre o trajeto até o Porto de Iquique (Chile) entre os dias 6 e 14 de outubro, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o potencial de desenvolvimento dos municípios que compõem o corredor.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) destacou a importância da integração regional. “É uma oportunidade de Mato Grosso do Sul, com a presença do Governo, de prefeituras e do Sebrae, discutir essa rota de integração econômica e de união dos nossos povos. Muitos avanços já foram conquistados, mas somente com a integração das lideranças iremos superar desafios e fazer com que os oceanos se conectem também do ponto de vista econômico e de desenvolvimento”, afirmou.

O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc, reforçou o caráter estratégico do encontro. “A Rota Bioceânica é essencial para o desenvolvimento. A presença dos prefeitos cria uma nova perspectiva, permitindo que enxerguem o potencial de suas cidades e tomem decisões mais assertivas para o futuro”, pontuou.

Durante o fórum, os prefeitos dos 12 municípios participantes — entre eles Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Brasilândia, Itaquiraí, Jardim, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo — apresentaram projetos locais e discutiram soluções conjuntas para desafios de infraestrutura, turismo, comércio e sustentabilidade.

O evento também firmou novas parcerias entre o Governo de Mato Grosso do Sul e instituições estrangeiras. Um protocolo de intenções com a Agência de Ciência e Inovação de Jujuy e um termo de cooperação entre a Semadesc e a UEMS formalizaram a criação do Hub de Tecnologia e Inovação da Rota Bioceânica, que conectará universidades e centros de pesquisa dos quatro países envolvidos.

Para o secretário-executivo Ricardo Senna, o fórum demonstra o potencial da ciência e da inovação como ferramentas de integração. “O corredor é uma grande oportunidade para ampliar o comércio internacional, mas isso só será possível com o envolvimento das universidades e o uso da pesquisa científica como base para o desenvolvimento”, disse.

O fórum também contou com a participação de pesquisadores da Unirila (Universidade da Rota de Integração Latino-Americana), que reúne 15 universidades, sete delas de Mato Grosso do Sul, e atua em estudos sobre sustentabilidade, economia e logística da rota.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas