Cumprindo agenda em Campo Grande na tarde de ontem, o prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Montanha, liderou uma comitiva em reunião com a Motiva, concessionária responsável pela BR-163, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Trânsito, Odair Junior.
A agenda contou ainda com a presença do deputado federal Geraldo Resende, do deputado estadual Junior Mochi e dos vereadores Valdecir Malacarne, Geraldo Rolim e Rose Procópio. O encontro foi uma resposta direta à mobilização iniciada pelo prefeito no início da semana, quando cobrou providências para o acesso ao Polo Industrial Sul, ponto considerado estratégico para a economia local e que tem registrado dificuldades e riscos no tráfego, principalmente nos horários de pico.
Durante a reunião, a equipe de engenharia da concessionária apresentou uma solução paliativa para reduzir parcialmente os impactos enquanto se estrutura uma alternativa definitiva. Segundo informado, a nova concessão da BR-163 ainda passa por fase de adequação de projetos e a intervenção solicitada pelo município não consta no plano originalmente protocolado junto à ANTT.
Demonstrando liderança ativa e postura resolutiva, o prefeito já anunciou que buscará junto à PRF a implantação de um redutor de velocidade no trecho como medida emergencial. Paralelamente, a concessionária estuda a criação de um novo acesso, que deverá dividir o fluxo de veículos em dois pontos distintos, reduzindo o congestionamento e aumentando a segurança.
O prefeito Leocir Montanha reforçou que a gestão municipal não ficará aguardando soluções passivamente. "Nosso papel é agir. Estamos utilizando todas as instâncias — concessionária, PRF, bancada federal e estadual — para garantir que essa demanda avance. O Polo Industrial gera emprego, renda e desenvolvimento. Segurança viária não é favor, é prioridade."
O deputado federal Geraldo Resende destacou o alinhamento institucional em torno da pauta. "O prefeito está correto em cobrar e acompanhar de perto. Essa é uma demanda legítima de um município que cresce e precisa de infraestrutura compatível. Vamos atuar junto aos órgãos federais para buscar celeridade."
O deputado estadual Junior Mochi também reforçou o apoio político à articulação liderada pelo Executivo municipal. "Quando há liderança e união de forças, o resultado vem. Estamos juntos nessa cobrança para que São Gabriel do Oeste tenha uma solução técnica e definitiva."
A agenda em Campo Grande reforça a postura da administração municipal de agir de forma estratégica, articulando politicamente e tecnicamente para garantir segurança, desenvolvimento e planejamento para o futuro do município.
Da Redação
Foto: Assessoria