26 de Out, 2025
Prefeito de Bonito exonera dois servidores citados em operação do MP que apura fraude em licitações
10 de Out, 2025

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, exonerou nesta sexta-feira (10.out.2025) dois servidores municipais após o avanço das investigações da Operação Águas Turvas, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) no início da semana.

Foram desligados dos cargos Edilberto Cruz Gonçalves, que ocupava o cargo de secretário de Administração e Finanças, e Luciane Cíntia Pazzete, diretora do Departamento de Licitação da Prefeitura. As exonerações foram formalizadas nesta sexta e serão publicadas no Diário Oficial dos Municípios na próxima segunda-feira (13).

Em nota, a Prefeitura informou que a medida foi tomada “para garantir transparência e isenção durante o andamento das investigações conduzidas pelo Ministério Público”.

Operação Águas Turvas

Deflagrada na última terça-feira (7.out), a Operação Águas Turvas é conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), com apoio do Gaeco, e investiga um esquema de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo contratos públicos de obras e serviços de engenharia em Bonito desde 2021.

A ação cumpriu 4 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Bonito, Terenos e Curitiba (PR).
Segundo o MPMS, o grupo fraudava licitações simulando concorrência e direcionando contratos para empresas ligadas à organização criminosa, com o apoio de servidores públicos que repassavam informações privilegiadas em troca de vantagens indevidas.

O valor dos contratos sob suspeita soma aproximadamente R$ 4,4 milhões.

O nome da operação faz alusão à perda de transparência, em contraposição à imagem de Bonito — cidade reconhecida nacionalmente por suas águas cristalinas e belezas naturais.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas