A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, já registrou 164 ocorrências de quedas de energia provocadas por pipas em 2023, várias delas com cerol. Neste contexto, ressalta que os materiais proibidos oferecem risco à rede, assim como à segurança das pessoas.
Em uma nota divulgada à imprensa, a concessionária citou o trabalhou realizado pela Guarda Municipal Metropolitana de Campo Grande, que está em ação percorrendo diversos bairros da cidade na chamada "Operação Cerol". O objetivo principal é coibir o uso de linhas chilenas e cerol durante a prática de soltar pipas, especialmente em áreas onde há concentração de pessoas.
Durante a operação, foram apreendidos mais de 80 carretéis de linha com cerol e linha chilena, juntamente com 31 pipas equipadas com materiais cortantes. Essa medida visa não apenas garantir a segurança dos praticantes dessa atividade, mas também proteger a população em geral e a infraestrutura urbana, especialmente a rede elétrica.
O coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Costa Nascimento, alerta sobre os perigos associados ao uso desses materiais, enfatizando que uma pipa enroscada na rede elétrica pode causar sérios danos, incluindo interrupção no fornecimento de energia e até mesmo acidentes fatais devido ao risco de choque elétrico.
““Uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição, devido ao poder cortante da linha chilena ou cerol, utilizado indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro, ou até mesmo uma cidade. Vale ressaltar que o cabo rompido ao solo pode estar energizado e causar um acidente com choque elétrico”, alerta o coordenador.
As 164 ocorrências de interrupção de energia causadas por pipas incluem materiais como linhas com cerol ou linha chilena, afetando um total de 149.495 clientes no ano passado. A conscientização sobre os perigos dessas práticas é fundamental para evitar acidentes e prejuízos.
Além de destacar a ilegalidade do uso de cerol ou linha chilena, a Energisa MS compartilha algumas recomendações importantes para os praticantes de soltar pipas:
- Empine pipas longe da rede elétrica, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular;
- Busque espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
- Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
- Não utilize papel alumínio na confecção da pipa;
- Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto;
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
- Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles e causar graves acidentes.
- Sempre que possível, os pais devem acompanhar as crianças nessa brincadeira. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
Da Redação
Foto: Assessoria/GCM