O município de Pedro Gomes, na região norte de Mato Grosso do Sul, avança na universalização do saneamento básico com um investimento de R$ 1.979.000,00 da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). A ordem de serviço foi assinada no início de dezembro pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e contempla obras significativas para a ampliação da rede de esgoto.
O projeto inclui a implantação de 2.532,13 metros de rede coletora de esgoto, 108 novas ligações domiciliares e a construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (ETEs), que são essenciais para o transporte e tratamento eficiente dos resíduos. Os serviços, previstos para serem concluídos em até 12 meses, fazem parte do programa Avançar Cidades, com recursos próprios da Sanesul.
Meta antecipada de universalização
O investimento reflete o compromisso da gestão estadual, liderada pelo governador Eduardo Riedel, em antecipar para 2031 a meta de universalização do esgotamento sanitário, inicialmente estipulada no novo marco legal do saneamento para 2033. "Essas obras são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul", afirmou o governador.
A expansão da rede de esgoto trará impactos positivos diretos, como a redução de riscos à saúde pública, melhoria na qualidade de vida, valorização imobiliária e preservação ambiental. O tratamento adequado dos efluentes ajuda a proteger os recursos hídricos da região, garantindo um futuro mais sustentável para a cidade.
Renato Marcílio destacou a importância do investimento estratégico no saneamento básico. "Estamos empenhados em transformar a realidade do saneamento no estado e levar infraestrutura de qualidade a todos os municípios atendidos pela Sanesul."
Com este projeto, Pedro Gomes reforça sua contribuição para o avanço de Mato Grosso do Sul rumo à universalização do esgotamento sanitário, reafirmando o compromisso de promover dignidade e qualidade de vida para seus habitantes.
Da Redação
Foto: Assessoria