21 de Ago, 2025
Pantaneiros se reúnem com Marina Silva para cobrar ações contra incêndios em MS
16 de Jul, 2025

Representantes de comunidades do Pantanal serão recebidos pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília no próximo dia 24 de julho. A agenda inclui questões de interesse dos moradores da região.

Algumas pessoas viajarão de barco para chegar a Corumbá, viagem que pode durar até 26 horas em embarcações maiores, e dali tomarão uma van para encarar um trajeto de mais de 1.600 quilômetros até Brasília. É o que denominaram “Missão Pantanal”. Estão agendadas outras reuniões, dentre elas no ministério da Pesca e na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

O Pantanal enfrenta desafios ambientais que afetam diretamente quem depende dele para sobreviver. Por isso, essa mobilização representa mais do que uma viagem, é uma tentativa de fazer com que as decisões tomadas em Brasília levem em consideração os guardiões do bioma.

Entre os temas que serão tratados com a ministra estão a urgência os problemas trazidos pelos incêndios devastadores de 2024 e o quadro para 2025, trazendo a necessidade apoio para as brigadas comunitárias; a mudança no comportamento das onças que passaram a aproximar-se das casas, ameaçando os moradores e a necessidade de avanços na defesa de seus territórios tradicionais.

Da Redação/Eco

Foto: Assessoria/Ecoa




Notícias mais lidas