Representantes de comunidades do Pantanal serão recebidos pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em Brasília no próximo dia 24 de julho. A agenda inclui questões de interesse dos moradores da região.
Algumas pessoas viajarão de barco para chegar a Corumbá, viagem que pode durar até 26 horas em embarcações maiores, e dali tomarão uma van para encarar um trajeto de mais de 1.600 quilômetros até Brasília. É o que denominaram “Missão Pantanal”. Estão agendadas outras reuniões, dentre elas no ministério da Pesca e na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
O Pantanal enfrenta desafios ambientais que afetam diretamente quem depende dele para sobreviver. Por isso, essa mobilização representa mais do que uma viagem, é uma tentativa de fazer com que as decisões tomadas em Brasília levem em consideração os guardiões do bioma.
Entre os temas que serão tratados com a ministra estão a urgência os problemas trazidos pelos incêndios devastadores de 2024 e o quadro para 2025, trazendo a necessidade apoio para as brigadas comunitárias; a mudança no comportamento das onças que passaram a aproximar-se das casas, ameaçando os moradores e a necessidade de avanços na defesa de seus territórios tradicionais.
Da Redação/Eco
Foto: Assessoria/Ecoa