03 de Jul, 2025
Pantanal Tech impulsiona desenvolvimento regional com inovação e cultura
12 de Jun, 2025

Aquidauana sedia, de 26 a 29 de junho, a segunda edição da Pantanal Tech, evento promovido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A programação, que foca em sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura e turismo, destaca a economia criativa com a participação da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A secretaria organiza atividades para valorizar saberes locais, produção autoral e gerar renda no setor cultural.

Coordenadas pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, as ações incluem um estande institucional para orientação e cadastramento de criativos, uma roda de conversa sobre empreendedorismo criativo em parceria com o Sebrae/MS, lançamentos de livros, apresentações musicais e o Mercado Criativo, que contará com marcas regionais de artesanato e design autoral.

A programação cultural prevê o lançamento do livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, do jornalista Rodrigo Teixeira, com bate-papo e interação com os músicos. No dia 28 de junho, o “Luau Pantaneiro” terá shows do Grupo Acaba e da dupla Gersão & Fábio Kaida. Haverá ainda apresentações musicais diárias na praça de alimentação, de 26 a 28 de junho, das 11h30 às 12h30.

O Mercado Criativo será um dos principais destaques da Setesc, reunindo 10 marcas autorais e artesanais selecionadas em parceria com o Sebrae. O espaço busca dar visibilidade à produção regional, fomentar o empreendedorismo e abrir novos mercados para artistas e artesãos.

"A economia criativa é uma ferramenta poderosa de inclusão, geração de renda e valorização da identidade local. Estaremos na Pantanal Tech e vamos buscar fortalecer a presença dos criativos sul-mato-grossenses, abrir caminhos para novos mercados e estimular o empreendedorismo cultural em territórios onde tradição e inovação andam juntas”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.

A superintendência também valoriza o protagonismo indígena, com espaço para exposição e comercialização de produtos criativos das comunidades Terena e Kinikinaw, de Aquidauana, Anastácio e Miranda. O público poderá conhecer biojoias, cerâmicas, grafismos tradicionais e experimentar a gastronomia típica, com vivência cultural ampliada pela presença da Aldeia Babaçu.

“Queremos mostrar ao público da Pantanal Tech a riqueza da criatividade e da cultura regional, destacando o valor do trabalho autoral e manual. Nosso objetivo é contribuir para a geração de renda dos produtores culturais locais, alinhando essa ação às metas da Setesc de interiorizar e fortalecer as políticas públicas de Economia Criativa em todo o estado”, destaca Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa e Políticas Integradas.

A Pantanal Tech é um evento multidisciplinar da UEMS Aquidauana, que promove a integração entre setores como sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, cultura, turismo e tecnologia. A segunda edição busca fortalecer o ecossistema regional, estimulando diálogo, troca de experiências e criação de novas oportunidades de negócio, com foco em práticas sustentáveis e soluções inovadoras para o crescimento socioeconômico da região.

Da Redação
Foto: Assessoria




Notícias mais lidas