Fotos: Fabio Pellegrini
Em mais uma edição de 2022, o Big Day (Grande Dia) da observação de aves mundial será promovido em Mato Grosso do Sul valorizando a atividade do birdwatching que cada vez mais se consolida como atividade turística.
Nos Global Big Days, observadores do mundo inteiro saem para a prática de observação de aves livres (birdwatching) em seu ambiente natural e fazem os registros das aves avistadas por meio do aplicativo E-bird. O objetivo é catalogar a maior diversidade de aves em 24 horas, haja vista que algumas têm hábitos diurnos, enquanto outras, hábitos noturnos.
Pelo menos 30 equipes de diversos parques e áreas verdes de Aquidauana, Alcinópolis, Campo Grande, Costa Rica, Corumbá, Dourados, Bonito, Águas do Miranda, Bataguassu, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Miranda, Paraíso das Águas, Anaurilândia, Iguatemi, Naviraí.
Para participar, baste se juntar a um dos grupos formados ou formar seu próprio grupo. É fundamental que pelo menos um membro do grupo tenha conhecimentos básicos sobre birdwatching e ter os cuidados se aventurar em áreas naturais, além de câmera fotográfica, binóculos, roupas leves e preferencialmente de cores neutras.
Atuam como facilitadores do Big Day MS: Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Cunhataí Guyrá -Mulheres Observadoras de Aves do Mato Grosso do Sul, Passarin web, Vem Passarinhar MS e Fundação de Turismo de MS.
Movimentando a economia
Karla Cavalcanti, diretora de promoção e mercado da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, disse em exclusividade ao MS Norte, que a observação de aves é uma atividade muito rica: “Um turista dessa modalidade precisa circular por diversas áreas para encontrar as espécies que deseja, em diversas regiões e comunidades, permitindo que vários players se beneficiem da atividade turística”.
“Além disso, é uma atividade que promove troca de experiências, conexões e é muito bem organizada, a exemplo do próprio Big Day, que é mundial e permite uma experiência global de ecoturismo às regiões que apostam na modalidade”, disse ela.
Para Karla, o Mato Grosso do Sul tem se saído muito bem, crescendo na em seu posicionamento mundial: “Principalmente pelo engajamento de tantos profissionais da área pública e privada em desenvolver a atividade no estado”.
.jpg)
Descubra a graça do birdwatching
Observar aves e outros animais faz bem ao ser humano: nos faz estar em contato com a natureza, sair da rotina, observar cores, comportamentos, a interação das aves com outras espécies e prestar atenção nos sons que as aves emitem.
A ideia do Big Day é que observadores de aves de todo o mundo se esforcem e tirem algumas horas para registrar o maior número de espécies possível em 24 horas. As espécies registradas por meio de fotografias deverão ser enviadas ao banco de dados E-birds, uma das maiores plataformas do mundo de registro de aves.
Todas as espécies de aves contam, desde um pardal ou bem-te-vi até uma espécie rara ou ameaçada de extinção como o gavião-real (Harpia harpyja). O que importa é participar e contribuir para o conhecimento da avifauna de todo o planeta.