29 de Jan, 2026
Naviraí inicia ofensiva na saúde para zerar filas históricas e acelerar cirurgias
29 de Jan, 2026

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Saúde, inicia em fevereiro o Programa de Redução de Filas, que promete agilizar consultas, exames e cirurgias represadas há anos na rede pública. A primeira etapa começa já no dia 29 de janeiro, com a realização de cirurgias de catarata.

Segundo a gerente de Saúde, Josiane Oliveira Silva, há pacientes aguardando desde 2024. “Nossa meta é zerar as filas em até 60 dias. Por determinação do prefeito Rodrigo Sacuno, o planejamento foi estruturado para que melhorias e serviços de saúde fossem lançados já no início de 2026. É um compromisso assumido com a população para minimizar o impacto das filas e garantir que o atendimento chegue a quem mais precisa com agilidade”, afirmou.

Além das cirurgias oftalmológicas, a prefeitura também vai ampliar a oferta de exames, com mutirões nas áreas de Endoscopia e Colonoscopia. Em seguida, exames cardiológicos e de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia, também entrarão no programa.

Outro avanço é a implantação da Telemedicina, que facilitará o acesso a médicos especialistas sem necessidade de deslocamento. Também será lançado o programa “Melhor em Casa”, que levará atendimento domiciliar com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para pacientes com dificuldade de locomoção.

Novos espaços de atendimento também passam a funcionar, como a Clínica de Fisioterapia, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Clínica da Mulher e a nova cozinha do hospital. Em parceria com o Governo do Estado, as salas de vacina estão sendo reestruturadas, com equipamentos novos, como ar-condicionado, computadores, nobreaks e câmaras frias.

A estrutura física também está sendo ampliada com reformas no Centro de Especialidades Médicas, no ESF Carlos Vidoto, e construção de novos postos de saúde nos bairros São Pedro e Grande Paraíso.

Para dar suporte ao avanço, a frota da saúde foi reforçada com novas ambulâncias e um micro-ônibus, garantindo transporte mais seguro e confortável para pacientes em tratamento fora do município.

Da Redação
Foto: Assessoria




Notícias mais lidas