03 de Fev, 2026
Na reabertura da Câmara, Abilio Vaneli cobra piso salarial de agentes de saúde e professores em Coxim
03 de Fev, 2026

Durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim em 2026, realizada na terça-feira (3), o vereador Abilio Vaneli (PT) cobrou da Prefeitura a implantação imediata dos pisos salariais nacionais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e dos professores da rede municipal. Ele também reforçou a necessidade da realização de concurso público ainda este ano.

O parlamentar foi enfático na sua fala, cobrando que o município, a gestão e o prefeito [Edilson Magro] façam a implantação do piso dessas categorias, destacando a importância da valorização dos servidores.

O vereador informou que já protocolou ofício junto à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria de Gestão solicitando a aplicação do novo piso do magistério, que em 2026 é de R$ 5.130,63, conforme portaria do Ministério da Educação. O valor representa um reajuste de 5,4% em relação ao ano anterior, reinvindicação que também já foi feita pelo SIMTED.

Com relação aos agentes de saúde e endemias, o piso salarial nacional passou a ser de R$ 3.242,00 neste ano, equivalendo a dois salários mínimos, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº 120/2022.

Segundo Vaneli, a cobrança atende a reivindicações levadas por representantes das categorias. “A demanda dos agentes comunitários e dos agentes de combate às endemias foi levada a mim, e eu e o vereador Luiz Eduardo já encaminhamos ofício também cobrando a implantação do piso deles”, explicou.

O Ministério da Saúde já iniciou os repasses da assistência financeira complementar para que as prefeituras cumpram os pagamentos do piso das categorias da saúde.

Ainda na tribuna, o vereador cobrou que a Prefeitura realize um novo concurso público em 2026 visando garantir a estabilidade e eficiência no serviço público municipal, destacou.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas