27 de Out, 2025
Música clássica com protagonismo feminino chega a quatro cidades de MS
30 de Set, 2025

A turnê do projeto “Elas ao Cello”, formado por um sexteto de violoncelistas mulheres, começa nesta quarta-feira (1º) em Nova Andradina e segue por Brasilândia (2/10), Três Lagoas (3/10) e Inocência (4/10). Todas as apresentações terão entrada gratuita e contarão com intérprete de Libras. Além disso, em Três Lagoas haverá um concerto didático no CRAS Educacional “Coração de Mãe”.

Mais do que apresentações, o projeto busca destacar a representatividade feminina e democratizar a música de concerto. Para a idealizadora e coordenadora, Mara Vidal, o objetivo é abrir caminhos: “A música de concerto, historicamente, sempre teve uma presença masculina predominante, e nosso projeto vem para mostrar que as mulheres também têm protagonismo, força e sensibilidade artística nesse espaço. Estar juntas no palco não é apenas sobre tocar o violoncelo, mas sobre criar um espaço de representatividade, união e empoderamento através da arte”.

A violoncelista Adriana Holtz, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), reforça o caráter inspirador: “Sempre fui respeitada pelos meus colegas, mas acredito que iniciativas como essa têm importância justamente porque inspiram meninas e mulheres a acreditar nos seus sonhos, a não desistir. A caminhada é difícil, mas a jornada vale a pena”.

Ela relembra sua trajetória de esforço: “Me formei no ensino médio em técnico de processamento de dados, enquanto estudava violoncelo em Tatuí. Trabalhava durante o dia, estudava aos sábados, e minha mãe me deixava na estrada para que eu pudesse seguir até as aulas. Foi nesse período que decidi que minha vida seria dedicada à música. Hoje, poder levar essas histórias e essa experiência para o interior do Mato Grosso do Sul me faz acreditar ainda mais no poder de transformação da arte”.

Para Gláucia Marques, o violoncelo aproxima públicos diversos: “O cello é versátil: ele pode cantar, dançar, ser percussivo ou lírico. Levar isso para cidades que, muitas vezes, não têm contato direto com a música de concerto é uma oportunidade única de mostrar que a arte é de todos e para todos”.

Também integram o grupo as violoncelistas Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço.

O projeto é realizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura de MS (FCMS).

Serviço – Turnê Elas ao Cello

01/10 (quarta), 19h – Nova Andradina, Centro de Convenções Municipal

02/10 (quinta), 19h30 – Brasilândia, Auditório Ramez Tebet (Praça Santa Maria, s/nº)

03/10 (sexta), 20h – Três Lagoas, Auditório da UFMS, Campus II

04/10 (sábado), 19h30 – Inocência, Centro Cultural Lázara Lessonier

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas