21 de Ago, 2025
MP mira dono de fazenda onde teve início incêndio que destruiu 250 hectares no Pantanal de MS
16 de Jul, 2025

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu investigação contra um fazendeiro suspeito de provocar um incêndio de grande extensão no Pantanal, que destruiu aproximadamente 250 hectares em duas propriedades rurais no município de Aquidauana.

De acordo com o MPMS, o fogo ocorreu sem qualquer tipo de autorização e foi identificado pelo Núcleo de Geotecnologias (Nugeo), dentro das ações do Programa Pantanal em Alerta. A detecção se baseou em vistoria ambiental e laudo técnico elaborados em agosto de 2024.

O relatório aponta que as chamas tiveram início em uma área próxima à rodovia MS-171, perto de uma pista de pouso. A queimada atingiu pastagens cultivadas, vegetação nativa e campões, e se espalhou rapidamente por conta do vento e da vegetação seca, alcançando inclusive uma fazenda vizinha.

Para investigar o caso, a 1ª Promotoria de Justiça de Aquidauana solicitou que o dono da área apresente, no prazo de até 10 dias úteis, documentos que comprovem a regularização ambiental do local, bem como eventuais autorizações para uso do fogo ou supressão vegetal. Também deverão ser informadas as ações tomadas para conter o incêndio e quem participou do combate às chamas.

Com base nessas informações, o Ministério Público decidirá se houve falhas ou omissões. Entre as possíveis medidas estão a exigência de recuperação ambiental, assinatura de um termo de ajustamento de conduta ou o ajuizamento de ação civil pública por dano ao meio ambiente.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas