21 de Ago, 2025
MP apura impacto de lixão em área rural de Corumbá e cobra providências da Prefeitura
14 de Jul, 2025

A atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) em Corumbá ganhou um novo capítulo com a instauração de um Procedimento Administrativo para apurar a atuação do município em relação a problemas causados pela expansão do lixão da cidade. A apuração se concentra na região do Assentamento Taquaral, onde moradores relatam dificuldades de locomoção e riscos ambientais decorrentes do acúmulo de lixo e deslizamentos sobre a estrada rural.

Conforme relatos recebidos pela 2ª Promotoria de Justiça, resíduos sólidos estariam se espalhando pela via pública, comprometendo o tráfego e ameaçando áreas de produção agrícola e criação de animais. O escoamento de chorume, potencializado pelas chuvas, também preocupa os moradores da área.

“A água da chuva ajuda a desbarrancar o lixo e o chorume que escoam para a pista e lugares distantes do lixão”, aponta trecho do documento oficial assinado pelo promotor de Justiça Pedro de Oliveira Magalhães. A situação, segundo os relatos, persiste há meses.

Embora a Prefeitura de Corumbá tenha sido comunicada anteriormente e se comprometido a realizar a limpeza da região, negou em ofício a ocorrência de desmoronamentos. No entanto, diligência recente da Promotoria constatou que os resíduos de fato atingem a via.

Diante disso, o MPMS determinou que o Executivo municipal preste esclarecimentos em até dez dias úteis, apresentando também imagens atualizadas do local. O objetivo é garantir que medidas concretas sejam adotadas para mitigar os impactos à população e ao meio ambiente.

Da Redação
Foto: Assessoria




Notícias mais lidas