05 de Jul, 2025
Monumento ou plantio: Audiência pública nesta quinta define futuro do Pé de Cedro após laudo que comprova morte
08 de Mai, 2024

Uma audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Coxim, definirá o destino do Pé de Cedro, símbolo icônico não só da cidade, mas também de Mato Grosso do Sul. A árvore foi declarada morta conforme resultado de um laudo técnico divulgado em primeira mão pelo MS Norte, no último dia 25 de abril.

O laudo fitossanitário, realizado pelo biólogo Evaldo Benedito Souza, foi apresentado em reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações relacionadas à situação do Pé de Cedro, composta por vereadores, servidores municipais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e representantes da sociedade civil.

"Diante dos fatos relatados, é conclusiva a constatação da morte do pé-de-cedro presente na praça Zacarias Mourão, na esquina das ruas Herculano Pena com a João Pessoa, próximo ao Rio Taquari. Apesar de o pé-de-cedro estar sustentado por cabos em sua altura mediana, isso não evitaria uma queda no caso de colapso da base do tronco ou de sua parte mediana. Além disso, há risco de queda de galhos que podem causar prejuízos materiais ou lesões físicas graves aos frequentadores do local. Portanto, é prudente que medidas sejam tomadas para a retirada da árvore, evitando o risco de queda, como forma de segurança para os transeuntes e visitantes da praça", indica o resultado.

Neste sentido, a audiência pública de quinta-feira, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, será um espaço para que a comunidade e autoridades decidam de forma conjunta e transparente sobre como honrar o legado do Pé de Cedro. Conforme a nota divulgada pela prefeitura, o evento avaliará a viabilidade de alternativas como a construção de um monumento ou o replantio de uma nova árvore no local.

"A audiência pública se apresenta como um momento crucial para definir o legado do Pé de Cedro e garantir que sua memória perdure de uma forma significativa e respeitosa. Coxim se prepara para tomar uma decisão coletiva que honre a história e a importância desse ícone natural, demonstrando o compromisso da cidade com a preservação de seu patrimônio ambiental e cultural", afirma a nota.

História

A árvore foi supostamente plantada por Zacarias Mourão, cantor e compositor coxinense, quando ainda era criança. Anos mais tarde, ele compôs a música "Pé de Cedro", que o consagrou nos anos 1960 e 1970 em âmbito nacional. Devido ao sucesso da composição, cantada por diversos intérpretes e que se tornou hino da cidade, a árvore tornou-se um símbolo do município, tendo sido oficialmente declarada um dos patrimônios culturais de Coxim.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas