26 de Out, 2025
Missão técnica percorre Corredor Bioceânico e reforça papel de MS na rota que ligará Brasil ao Pacífico
07 de Out, 2025

O Corredor Bioceânico de Capricórnio, que ligará o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, avança como um dos projetos mais estratégicos para ampliar o acesso do país ao mercado asiático. Com Mato Grosso do Sul no centro dessa rota, o Estado se consolida como elo fundamental entre o Atlântico e o Pacífico.

Para preparar os municípios para as oportunidades que surgem com essa nova realidade, o Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realizam uma missão técnica com gestores públicos e lideranças locais dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora.

“A Rota vai interligar MS com o Paraguai, Argentina e Chile, dando acesso ao Pacífico. Com essa missão, os prefeitos têm a oportunidade de conhecer esse trajeto e identificar possibilidades de desenvolvimento. Nosso intuito é levar conhecimento para gerar oportunidades, emprego, renda e crescimento regional”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

A missão tem apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e reúne representantes de 12 cidades: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Brasilândia, Inocência, Itaquiraí, Jardim, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo.

O prefeito de Itaquiraí e presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, ressaltou o impacto regional da iniciativa.

“É uma oportunidade de conhecermos toda a dimensão da Rota Bioceânica, desde a infraestrutura até o turismo e o escoamento de produção. Todos os municípios serão impactados direta ou indiretamente, ganhando em competitividade e integração econômica”, pontuou.

Rota em andamento

A expedição começou em Porto Murtinho, com visita às obras da ponte sobre o Rio Paraguai, que ligará o município à cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Como a estrutura ainda está em construção, a travessia foi feita por balsa. O grupo, formado por 14 veículos, segue pela Argentina, onde participará do VII Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico, entre 8 e 10 de outubro, em San Salvador de Jujuy.

O evento reunirá representantes dos quatro países envolvidos para discutir setores estratégicos, como logística, turismo e agronegócio, além de firmar acordos multilaterais que facilitem a integração regional.

A missão será encerrada em Iquique, no Chile, com visitas à Zona Franca e ao Porto, completando o trajeto da Rota.

“Há mais de 30 anos lutamos pela concretização do Corredor Bioceânico, e agora vemos esse sonho se tornando realidade. É o nosso novo Canal do Panamá — um avanço que reduzirá em até 17 dias o tempo de acesso aos mercados asiáticos e tornará nossas cidades mais competitivas”, destacou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas