O produtor rural Marcelo Bertoni foi reeleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para o quadriênio 2025-2029, em solenidade realizada na sexta-feira (12), na Casa Rural, em Campo Grande.
O evento reuniu representantes de 12 federações estaduais do setor, além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), parlamentares, sindicatos rurais e colaboradores. À frente da Famasul desde 2021, Bertoni destacou em seu discurso o sentimento de gratidão e responsabilidade pela recondução ao cargo.
“Nosso compromisso permanece o mesmo: representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural e para toda a sociedade. Trabalharemos para um agronegócio sustentável, respeitado e que valoriza o meio ambiente, assegurando um legado às próximas gerações”, afirmou.
Entre os resultados da gestão 2021-2025, estão a emissão de 222 mil certificados em cursos e programas do Senar/MS, a participação de 669 mil alunos no Programa Agrinho, o atendimento de 35 mil pessoas nos programas de saúde do homem e da mulher rural, além da formação de jovens no programa Jovem Aprendiz Rural e em cursos técnicos distribuídos em 14 polos de ensino.
No campo institucional, a Famasul esteve presente em quase 300 conselhos e colegiados estaduais e nacionais, atuando em pautas decisivas como a aprovação do Estatuto do Pantanal, a lei do Marco Temporal e a mediação de um acordo histórico entre produtores rurais e indígenas em Antônio João.
Além de Bertoni, a diretoria eleita conta com os produtores rurais Mauricio Saito, de Itaporã, como vice-presidente; Frederico Stella, de Aquidauana, como diretor-tesoureiro; e Fábio Olegário Caminha, de Maracaju, como diretor-secretário.
A reeleição de Bertoni foi reconhecida por lideranças nacionais. O presidente da CNA, João Martins, confirmou sua participação na próxima diretoria da entidade. Já a senadora Tereza Cristina enalteceu sua atuação, afirmando que Bertoni “conquistou respeito nacional por liderar com firmeza e dar o norte para a agropecuária do país”.
A senadora Tereza Cristina também enalteceu a trajetória de Bertoni. “Você é a maior e mais grata surpresa que tivemos nos últimos anos. Sua dedicação ao nosso estado e aos produtores rurais fez com que conquistasse respeito nacional. Hoje é reconhecido por liderar com firmeza e dar o norte para a agropecuária do país. Este é um dia muito feliz”.
Produtor rural desde 1989, Bertoni reforça que, em sua nova gestão, as prioridades serão a valorização dos produtores rurais, a inovação no campo e a consolidação da sustentabilidade como eixo estratégico do crescimento do agronegócio sul-mato-grossense e brasileiro.