26 de Ago, 2025
Junior Mochi propõe reconhecimento de aves como símbolos ecológicos de Mato Grosso do Sul
18 de Dez, 2024

Dois projetos de lei apresentados pelo deputado Junior Mochi (MDB) tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), propondo o reconhecimento da relevância ecológica, cultural e turística de dois animais emblemáticos do Pantanal. Ambas as matérias seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Arara-azul como símbolo estadual

O Projeto de Lei 289/2024 propõe a instituição da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. “A Arara-azul é nativa do Pantanal e de outras áreas de importância ecológica do estado, como o Cerrado, sendo um indicador da riqueza de nossos ecossistemas. Além disso, simboliza o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, explicou o parlamentar.

Tuiuiú como ícone do Pantanal

Já o Projeto de Lei 290/2024 busca reconhecer o tuiuiú (Jabiru mycteria) como ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Segundo o deputado, “o projeto de lei visa instituir oficialmente o Tuiuiú como ave símbolo do Pantanal Sul-Mato-Grossense, reforçando seu papel como emblema da biodiversidade e da cultura local, visando complementar e harmonizar o reconhecimento da ave no contexto regional, fortalecendo sua importância em ambos os estados que compartilham o bioma.”

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas