04 de Jul, 2025
Jardim vira vitrine da culinária sul-americana com festival inspirado na Rota Bioceânica
08 de Mai, 2025

Da defumação lenta das carnes argentinas às marinadas cítricas inspiradas nos Andes, cada prato do 1º Festival Gastronômico de Jardim: Rota dos Sabores foi criado para traduzir, em aroma, textura e sabor, a diversidade cultural dos países que compõem a Rota Bioceânica. Ingredientes e técnicas de preparação típicos da Argentina, Paraguai, e Chile ganharam versões em receitas como hambúrgueres, pizzas e até sushi, e serão apresentados ao público no dia 9 de maio, a partir das 18h, na praça Evandro Bazzo, localizada na Rua Marechal Rondon.

Com o apoio do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Sicoob, a iniciativa é uma realização da Associação Empresarial de Jardim (AEJAR), por meio do Núcleo Gastronômico, e tem o intuito de fortalecer os pequenos negócios do segmento. “Os empreendedores serão diretamente beneficiados por essa ação. Eles estão unidos no propósito de transformar a nossa cidade na verdadeira Rota dos Sabores: um polo regional de gastronomia, moda, beleza e inovação comercial. Acreditamos que a união entre as instituições parceiras e os empresários será a base sólida para esse novo ciclo de crescimento e protagonismo para Jardim”, destacou o presidente da AEJAR, Zadrick Mendonça.

O presidente do Núcleo Gastronômico da AEJAR, Bernardo Prado, ressalta a importância da iniciativa para as empresas participantes. “Queremos promover o desenvolvimento da gastronomia na nossa região. Trabalhamos para estimular os interesses em comum entre os empreendedores nucleados, incentivar a inovação e dar visibilidade às empresas participantes. Acreditamos que, ao fortalecer esses negócios, também impactamos positivamente a sociedade como um todo, nos tornando agentes ativos no desenvolvimento do nosso município”, concluiu.

Ao todo, 14 empresas locais participam do festival com dois pratos cada: um já presente no cardápio da casa e outro inédito, desenvolvido especialmente para o evento com ingredientes e elementos da culinária dos países do corredor bioceânico. Como Mato Grosso do Sul é o ponto de conexão do Brasil com a Rota, Jardim se destaca entre os municípios que integram o percurso e a proposta é expor o potencial gastronômico da cidade dentro desse novo contexto de internacionalização.

De acordo com o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o turismo deve ser um dos primeiros segmentos a serem impactados com a consolidação da Rota Bioceânica e é essencial preparar os empreendedores para esta nova fase. “Jardim está em uma posição estratégica e já se destaca pelas belezas naturais. Com essa iniciativa, damos um passo importante para que a cidade também chame atenção pela gastronomia. Os empresários foram preparados para criar pratos inspirados nos países vizinhos, e isso traz uma experiência única para os visitantes, além de movimentar a economia local e gerar renda”, pontuou.


Segundo a diretora de turismo da Prefeitura Municipal de Jardim, Jhersyka da Rosa Cleve, o festival representa um importante passo para posicionar o município. “Reunindo diversos empresários, o evento promove a inovação culinária, valoriza a identidade local e incentiva práticas sustentáveis. Acredito que essa iniciativa é muito maior do que um evento: simboliza o caminho que estamos construindo para que Jardim seja reconhecida como um destino de experiências autênticas. Um turismo que valoriza o que é nosso, respeita o meio ambiente e se conecta com os novos tempos e com o mundo, através da Rota Bioceânica. Esse é o turismo que queremos: vivo, integrado e com identidade”, expôs.

Novos sabores

Com um menu variado, restaurantes, bares e confeitarias de Jardim que participam do Festival Gastronômico, oferecem ao público opções salgadas e doces que incluem comida artesanal, japonesa, churrasco, pizzas, bolos, petiscos e bebidas. Para o desenvolvimento das receitas, os empresários receberam consultoria especializada que incluiu também orientações a respeito da precificação e melhorias em gestão.

“Cada prato foi desenvolvido com base em pesquisas culturais, tendências contemporâneas e valorização dos insumos regionais desses países. O processo colaborativo de criação gerou receitas originais, criativas e alinhadas com a identidade de cada negócio, estimulando a inovação, a competitividade e o protagonismo dos empresários locais”, comenta o chef de cozinha e consultor do Sebrae/MS, Paulo Vasconcellos.

Confira as empresas que participam do festival:

Casa Abiul (@casaabiul)

Prato: Carne Defumada ao Molho Aji Amarillo

Kitsune Sushi (@kitsunesushii)

Prato: Uramaki de Salmão Defumado com Espuma de Salsa Criolla ou Espuma de Maracujá

Picanha e Cia – Restaurante e Pestiscaria (@picanhaecia_)

Prato: Entrecôte ao Molho Pebre

Con’feitando – Atelier Juliana Bitto (@atelierjulianabitto)

Prato: Bolo dos Andes

Conveniência do Mané (@convdomane)

Prato: Pastel Aji Culantro

Karu Cake – Doceria (@karucake_)

Prato: Cookies de Amêndoas Defumadas

BOLT Dogueria e Hambúrgueria (@boltdogueria)

Prato: Hambúrguer com Maionese Defumada com Chimichurri

Gil Pizza Delivery (@gil_pizzadelivery)

Prato: Pizza de Pastrami Defumado ao Molho Chimichurri

Bendito Sabor (@benditosaborjardimoficial) e Itália Cremolatte (@italiacremolattems)

Prato: Frango Pachamama com Molho de Salsa e Iogurte Cítrico

Paraíso do Cowboy Country Bar (@paraisodocowboyms)

Prato: Caipirinha com Aristocrata e Morango

Restaurante Casa do Peixe (@casadopeixejardim)

Prato: Caldo de Piranha e Pastel de Peixe

Bonito Chopp (@bonitochopp)

Fornecimento de bebidas

Disk Chopp Jardim (@diskchoppjardim)

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas