12 de Jul, 2025
IFMS de Coxim inova com projeto de piscicultura sustentável aprovado em convênio com a Itaipu Binacional
16 de Set, 2024

O campus de Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi contemplado em um importante projeto de extensão dentro do programa de Sustentabilidade Territorial, promovido pela Itaipu Binacional. O projeto "Inovação na tilapicultura sem emissão de efluentes", coordenado pelo professor Odair Diemer, busca promover a piscicultura sustentável utilizando biotecnologia, energia solar e tanques de geomembrana para a criação de peixes sem emissão de efluentes.

O objetivo principal é implementar módulos de produção demonstrativos em propriedades rurais, disseminando a tecnologia inovadora entre pequenos produtores da agricultura familiar. "Nosso intuito é ampliar a produtividade e a renda dos produtores, contribuindo diretamente para a diminuição da pobreza e a promoção de uma economia sustentável", destacou Diemer.

Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que promovem ações como a erradicação da fome e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis.

Sustentabilidade Territorial e Apoio da Itaipu Binacional

Além do IFMS, outras instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul participaram do edital da Itaipu Binacional, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O edital priorizou projetos voltados para áreas como educação ambiental, agricultura familiar, energias alternativas, piscicultura, gestão de resíduos sólidos, entre outros.

No total, 12 instituições de ensino do Paraná e quatro de Mato Grosso do Sul tiveram projetos selecionados. O programa da Itaipu Binacional busca fortalecer o vínculo entre as universidades e a comunidade, promovendo desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, além de apoiar a extensão universitária.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas