O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou nesta sexta-feira (30) a Operação Cyber Fake em Itaquiraí, com foco no combate à extorsão sexual cibernética. A ação foi coordenada pela Unidade de Investigação de Crimes Cibernéticos (UICC), com apoio da 1ª Promotoria de Justiça do município. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Segundo as investigações, o suspeito se apresentava como especialista em segurança digital, oferecendo supostos serviços para recuperar e proteger contas no Instagram. Ao ganhar a confiança das vítimas, obtinha acesso a dispositivos eletrônicos e extraía fotos e vídeos íntimos, usados para extorsão.
Com o material em mãos, ele criava perfis falsos para ameaçar a divulgação do conteúdo, exigindo pagamentos das vítimas. Durante a operação, foram apreendidos um celular e um computador, que passarão por perícia.
A UICC é composta por integrantes do MPMS, policiais civis e militares, e atua no enfrentamento a crimes digitais no estado. O nome da operação faz alusão à tática de engano utilizada pelo investigado.
Da Redação
Foto: Assessoria