O Governo de Mato Grosso do Sul e a Sanesul (Empresa de Saneamento) concluíram mais uma fase da ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Pedro Gomes, com um investimento de R$ 11 milhões, financiado pela própria Sanesul por meio do Programa Avançar Cidades. As obras incluem uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e 18,6 km de rede coletora, além de 943 ligações domiciliares, melhorando a infraestrutura e eliminando esgoto a céu aberto em bairros como Jardim Nova Esperança, Gaspar de Oliveira Campos e o Centro.
A expansão integra a estratégia estadual de atender às metas do Novo Marco Legal do Saneamento, garantindo que mais sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico. “Nosso objetivo é ligar saúde ao desenvolvimento regional, assegurando a coleta e tratamento de esgoto para toda a população,” destacou Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul. Ele reforçou o compromisso de entregar as obras conforme os contratos e superar as expectativas da população.
Atualmente, 63,36% da população do estado é atendida pela rede de esgoto. A meta para 2024 é elevar a cobertura para 70%, com a projeção de alcançar 98% nos próximos sete anos. O programa Avançar Cidades já beneficiou 30 municípios com obras de ampliação ou implantação do sistema de esgotamento, promovendo saúde, valorização imobiliária e desenvolvimento sustentável nas cidades atendidas.
Da Redação
Foto: Assessoria