A concessionária de energia Energisa e a Polícia Civil intensificaram ações para combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição em imóveis nos 74 municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela empresa. Em média, são identificadas 100 fraudes diárias no estado, um número que representa um aumento de 60% nas irregularidades em comparação com o ano anterior, apenas no primeiro semestre deste ano.
A mais recente ação, intitulada Operação Quilowatt, ocorreu em Dourados e resultou na condução de cinco suspeitos à delegacia. Desses, quatro foram autuados em flagrante por furto de energia e estelionato. A operação inspecionou 33 estabelecimentos em um único dia, com foco em identificar discrepâncias nos registros de consumo, usando tecnologia avançada e análise detalhada dos dados.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), “a distribuidora deve promover, de forma permanente, ações de combate ao uso irregular da energia elétrica”. O coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz, explica que o rigor na fiscalização é essencial. “Intensificamos as fiscalizações, conforme já havíamos anunciado, entendendo que este rigor e disciplina são necessários para diminuir o número de furtos de energia, que não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população”, destaca.
Para reforçar o combate às fraudes, a Energisa também mantém um centro de monitoramento e incentiva a população a denunciar suspeitas por meio dos canais de atendimento da empresa, com a garantia de anonimato.
Da Redação
Foto: Assessoria