26 de Out, 2025
Energisa celebra 48 anos de MS com R$ 4,7 bilhões investidos em expansão e modernização da rede elétrica
10 de Out, 2025

Ao celebrar os 48 anos da criação de Mato Grosso do Sul, a Energisa destaca sua contribuição para o crescimento do Estado com mais de R$ 4,7 bilhões investidos em pouco mais de uma década. Desde 2014, quando assumiu a concessão, a distribuidora tem ampliado e modernizado a infraestrutura elétrica, levado energia a regiões remotas e promovido iniciativas de inclusão social e eficiência energética, impactando positivamente a vida de mais de 1,2 milhão de sul-mato-grossenses e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“São onze anos de muitos desafios. O estado cresce muito, do agro para o agroindustrial e a Energisa com seu papel de impulsionar o crescimento sem medir esforços para acompanhar integralmente esse crescimento. Foram investimentos na nossa rede de transmissão e nas nossas subestações. Dessa forma a gente agrega valor ao que produz no estado, gera mais empregos, mais renda e a economia circula”, afirma o diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos.

Expansão que acompanha o ritmo do Estado

Para acompanhar o crescimento econômico e populacional, a Energisa tem ampliado a infraestrutura energética em todo o Mato Grosso do Sul. Em 2025, duas novas subestações foram inauguradas: SE Campo Grande Parque e SE Japorã, esta última energizada em setembro. Com isso, o Estado passou a contar com 110 subestações em operação.

A capacidade das subestações cresceu em 18 MVA até agosto deste ano, volume suficiente para abastecer uma cidade do porte de Bonito, com cerca de 24 mil habitantes. Já a rede de distribuição ganhou 120 MVA, o equivalente ao consumo de Dourados, que tem aproximadamente 243 mil moradores.

A malha elétrica também foi reforçada com 846 km de novas redes entre linhas de transmissão e distribuição, o bastante para cruzar o Estado de norte a sul, de Sonora a Mundo Novo. Essa ampliação fortalece a confiabilidade e cobertura do sistema, beneficiando todos os 74 municípios atendidos pela Energisa MS.

Para o diretor-técnico da Energisa MS, Rodrigo Fraiha, os investimentos garantem qualidade no serviço ofertado. “Segundo dados acompanhados pela Aneel, nós já evoluímos quase 40% na qualidade do fornecimento de energia elétrica, o que é muito positivo, porque dá segurança energética para o empreendedor e para a economia do Estado. Para nós, é um orgulho fazer parte dessa história e sabemos que isso tudo é fruto de um grande planejamento, que envolve tecnologia e aplicação adequada do recurso", finalizou.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas