04 de Jul, 2025
Em ação contra dengue, Costa Rica elimina 6.500 criadouros do mosquito em mais de 9 mil vistorias
19 de Fev, 2024

Costa Rica encontra-se diante de um desafio no enfrentamento à dengue, especialmente com o aumento das temperaturas e o período chuvoso, propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Diante dessa realidade, um mutirão está sendo realizado na cidade, com o propósito de vistoriar os imóveis e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Durante as ações, realizadas entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro de 2024, mais de 9.609 vistorias foram conduzidas nos imóveis da cidade. A força-tarefa identificou 600 imóveis com criadouros, eliminando cerca de 6.500 possíveis depósitos do mosquito. Os bairros São Francisco, Cachoeira, Sonho Meu IV, Jardim Afonso, Vale do Amanhecer e Jardim Novo Horizonte foram priorizados devido ao maior impacto da infestação, sendo os primeiros a receberem as medidas de combate à dengue.

Naylton Pereira Leite, coordenador de endemias, ressaltou a importância do engajamento da população nesse esforço contínuo. Ele destacou que 80% dos focos estão dentro dos imóveis, razão pela qual as equipes não só realizam vistorias habituais, mas também visitam terrenos baldios, garantindo a eliminação dos criadouros. O controle da dengue passa, primordialmente, pelo controle desses locais de reprodução das larvas.

O mutirão não se restringe aos imóveis, mas também abrange os 27 pontos estratégicos na cidade, como cemitérios, ferro velho e borracharias, visando à eliminação dos criadouros do mosquito. Além disso, a Secretaria de Saúde intensificou as fiscalizações nos imóveis e realizou bloqueios químicos com fumacê ou bombas costais motorizadas num raio de até 150 metros dos focos identificados.

A população foi orientada a adotar precauções para evitar a proliferação do mosquito, incluindo a limpeza dos quintais e a eliminação de água parada em pneus, vasos de plantas, calhas, garrafas e caixas d'água. Também foi ressaltada a importância de manter lixeiras tampadas, ralos limpos e com tela, e utilizar lonas para cobrir materiais de construção.

A Secretaria de Saúde, por meio de nota, disse que está aderindo rigorosamente ao Plano Municipal de Contingência da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Coordenação Estadual de Controle de Vetores.

Jovenaldo Francisco dos Santos, secretário de Saúde, enfatizou que a prevenção é a melhor estratégia e alertou para os sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em caso de suspeita da doença, buscar atendimento médico imediato é crucial para evitar complicações.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas