04 de Jul, 2025
Desapropriação é discutida como solução para reabrir frigorífico da JBS em Coxim, diz Câmara
13 de Mar, 2025

A desapropriação do antigo frigorífico da JBS pode ser a alternativa para reativar as operações da unidade fechada em definitivo desde 2021, em Coxim. A proposta foi debatida durante reunião realizada nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal, com a participação de vereadores, representantes do setor produtivo e autoridades locais. O fechamento da planta resultou na perda de 210 empregos diretos e impactou de forma significativa a economia do município.

A principal possibilidade discutida pelos parlamentares e lideranças é que o município assuma a administração do frigorífico, com base no interesse público, a partir de um processo de desapropriação. A medida abriria caminho para a retomada das atividades e a geração de empregos. “Estamos buscando alternativas que tragam empregos e dignidade para a nossa população”, destacou o prefeito Edilson Magro durante o encontro.

Os vereadores ressaltaram a necessidade de realizar avaliações técnicas e jurídicas antes de qualquer decisão definitiva. O levantamento do valor a ser ressarcido à JBS e as condições para a reativação da planta estão entre os pontos que serão analisados. A Câmara também discute a elaboração de um decreto ou projeto de lei para viabilizar a desapropriação do imóvel.

Além dos parlamentares Luiz Eduardo, Lúcia AAVC, Lourdes da Silva, Adriana Nabhan, William Meira e Abílio Vaneli, a reunião contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Coxim, Júnior Valvassori; do presidente do Sindicato Rural de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini; do procurador do Município de Coxim, Dr. Flávio Garcia; do procurador do Município de Alcinópolis, Dr. Cleidomar Furtado; do advogado Dr. Jordelino de Oliveira; do presidente da ACIAC (Associação Comercial de Coxim), Gervalino Oliveira; e do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas