A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social (GEAS), concluiu nesta quinta-feira (27) o Curso de Artesanato Crochê em Barbantes, voltado exclusivamente para mulheres atendidas pela Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A capacitação, iniciada em 24 de fevereiro, foi oferecida gratuitamente em parceria com o SENAR-MS e o Sindicato Rural, sendo realizada na Sala de Reunião do CRAS Paraíso.
Durante o encerramento do curso, a vice-prefeita e gerente de Assistência Social, Telma Minari, destacou que a iniciativa busca promover aprendizado, qualificação e desenvolvimento para fortalecer a cidadania e a dignidade das participantes. “Um dos objetivos da qualificação é garantir o acesso à aprendizagem, capacitação e desenvolvimento das pessoas. Estamos colocando em prática esta meta através da Assistência Social do Município”, afirmou.
A primeira-dama e coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Naiza Capuci Sacuno, ressaltou a importância da capacitação para a geração de renda e autonomia das mulheres. “Estas parcerias institucionais proporcionam um impacto social de grande valia. O crochê em barbantes pode ser feito em qualquer hora do dia ou da noite. Cada uma que colocar em prática passará a gerar uma renda extra com a venda das peças. Além disso, fazer artesanato ocupa a mente, sendo, então, uma terapia ocupacional. Então, o curso resulta em longo alcance social”, explicou.
A mobilizadora de cursos Estela Cabral reforçou os benefícios da iniciativa, que estimula o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico local e proporciona novas oportunidades de trabalho. Segundo ela, a capacitação reflete o compromisso da administração municipal em investir na qualificação e no empoderamento da população.
Já o gerente do CRAS Paraíso, Marcos Boeira, pontuou que os cursos promovidos pela gestão municipal geram impacto positivo na vida das famílias. “Os cursos são ações concretas voltadas para o bem-estar social e refletem positivamente na vida das famílias. Ao fabricarem e venderem os crochês em barbantes, estas participantes terão um ganho financeiro novo, somando na renda familiar, fato que ajuda a combater a desigualdade social”, afirmou.
O evento de encerramento contou com a presença de todas as participantes, além da secretária da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Tatiane Aguilera.
Da Redação
Foto: Assessoria/Roni Silva/PMN