Alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais Professor José Carlos da Silva e Professor Milton Dias Porto participaram neste domingo (24), na Feira do Galo, da primeira troca da moeda social “Verdinho”, criada pelo projeto EcoTurminha. A iniciativa converte materiais recicláveis em créditos que podem ser utilizados na compra de alimentos da agricultura familiar.
A ação, acompanhada pela Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, promove educação ambiental, alimentação saudável, incentivo à economia local e educação financeira.
Inspirado no projeto “Recicla Verdinho”, o EcoTurminha estabelece um ciclo sustentável: os estudantes separam resíduos recicláveis em casa, trocam por créditos na escola e utilizam a moeda social para adquirir produtos de pequenos produtores rurais.
O primeiro dia de trocas movimentou cerca de R$ 1.000,00 em créditos “Verdinho” e contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Rodrigo Sacuno, a vereadora Rosangela Sofa, o idealizador do Recicla Verdinho, Fábio Schroeter, e representantes do Recicla Naviraí e da empresa Nilcatex, parceira do projeto.
“Estamos solucionando o problema do lixo e transformando em duas soluções: educação financeira para as crianças e renda justa para o agricultor familiar. O EcoTurminha mostra, na prática, que sustentabilidade e prosperidade podem e precisam andar juntos para fazer esse projeto crescer ainda mais para toda cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Sacuno.
A gestão municipal reafirmou apoio ao projeto e destacou seu papel no fortalecimento da economia local e na formação cidadã das crianças. A ação integra o compromisso da administração com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Da Redação
Foto: Assessoria