A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) divulgou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29) a relação dos artistas que tiveram seus projetos pré-aprovados junto ao FIC (Fundo de Investimentos Culturais). Quatro deles são de Coxim.
Na categoria artesanato, Lúcia Aparecida Rodrigues de Morais Canuti teve nota 88,25 com o projeto "Couros e Cores do Pantanal". Com a nota 85,25 no projeto "Transmissão de Saberes em Argila", Marilde Cecília Ferreira foi outra pré-aprovada.
Na literartura, Ariel Albrecht foi pré-aprovado com a proposta "Oficinas de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais para o público em Geral", com nota de 85,25. Na dança, Ariane de Araújo Rodrigues Lima teve nota 81,14 com o projeto "Festival de Catira e Viola do MS".
O Fundo de Investimentos Culturais estimula desde 2002 a criação, a produção e difusão das manifestações artístico-culturais em todos os municípios sul-mato-grossenses.
Instituído pela Lei 2.366/2001 e reorganizado pela Lei 2.645/2003, tem como princípio prestar apoio financeiro a projetos culturais da comunidade, fomentando o mercado artístico e diminuindo a distância do público com as mais diversas manifestações, tradições e valores da cultura.
Os editais promovem a democratização de acesso a recursos para as áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, literatura e festas populares. Os selecionados participam de programas e ações executadas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no decorrer do ano, estimulando a valorização e difusão das manifestações artístico-culturais do Estado.
São contemplados projetos nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Ópera); Artes Visuais (Plásticas, Gráficas, Fotografia, Mídias Digitais, Assemblage, Grafite, Video Arte, Desenho, Escultura, Colagem, Pintura, Instalação; Gravura: Litogravura, Xilogravura, Gravura em Metal e Congêneres), Design e Moda; Audiovisual; Artesanato; Livro, Leitura, Escrita, Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivo; Cultura Popular Tradicional, Contemporânea e de Rua; Capoeira; e Gastronomia.
Da Redação
Foto: Assessoria