O município de Coxim está com inscrições abertas para o programa Família Acolhedora, que oferece proteção temporária a crianças e adolescentes afastados de suas famílias por situações de negligência ou violência, mediante decisão judicial.
Coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e com apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o serviço é uma medida protetiva excepcional. Famílias cadastradas e capacitadas recebem temporariamente crianças e adolescentes, enquanto aguardam a reintegração à família de origem ou o encaminhamento para adoção.
O acolhimento é voluntário e conta com acompanhamento técnico constante da equipe da Assistência Social, que presta suporte durante todo o processo.
Em vídeo oficial, o promotor de Justiça Marcos André Sant’Ana Cardoso convida a população a participar:
“Gostaria de me dirigir a toda a comunidade coxinense para convidar as famílias para fazer o cadastro no programa de famílias acolhedoras. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece vários direitos e, quando há ameaça ou violação desses direitos, pode ser necessário retirar crianças e adolescentes de sua família de origem para garantir proteção e segurança. É este o papel do Família Acolhedora em Coxim, garantindo acolhimento temporário com apoio e capacitação do Poder Executivo por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.”
O promotor também reforça: “Quem estiver interessado em prestar esse serviço comunitário de grande importância, por favor, entre em contato com a Assistência Social. O programa oferece treinamento e orientação especializada.”
Quem pode participar
Para ser uma Família Acolhedora, é necessário:
Ter mais de 25 anos
Residir em Coxim
Demonstrar compromisso com o cuidado e proteção afetiva de crianças e adolescentes
Dispor de espaço adequado
Atender aos critérios definidos pela regulamentação municipal
Como se inscrever
As inscrições são feitas por formulário online, disponível via link ou QR Code nos materiais oficiais. Mais informações podem ser obtidas na Rua 10 de Dezembro, no Centro de Coxim, pelo WhatsApp (67) 99827-3281 ou pelo e-mail: equipedealtacx@gmail.com
.
Da Redação
Foto: Assessoria