Entre os 35 municípios de Mato Grosso do Sul com Casa do Trabalhador, Costa Rica obteve desempenho de destaque nos Indicadores de Intermediação de Mão de Obra (IMO) ao longo de 2025. Os dados refletem a efetividade das políticas públicas voltadas ao emprego e renda no município.
Durante o ano, foram realizados 6.448 atendimentos, com 1.875 encaminhamentos para processos seletivos e 426 contratações efetivadas. No mesmo período, foram ofertadas 774 vagas, abrangendo diferentes setores da economia local.
Para o prefeito em exercício, Roni Cota, o resultado confirma que "políticas públicas bem estruturadas geram resultados concretos". Segundo ele, com planejamento e compromisso, os benefícios chegam diretamente à população.
Costa Rica também se destacou no encaminhamento do seguro-desemprego, com 719 benefícios processados, garantindo apoio a trabalhadores em transição de carreira.
Os resultados são fruto do trabalho integrado da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Casa do Trabalhador. Foram promovidos mutirões de emprego e ações de qualificação profissional ao longo do ano, com foco na inclusão produtiva.
O secretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira, destaca as parcerias com Atvos, Sesi, Sebrae, Senar, Sindicato Rural e Associação Comercial. “Essa atuação integrada permite que o órgão cumpra de forma efetiva seu papel como elo entre empresas e trabalhadores”, afirmou.
Já o gestor da Casa do Trabalhador, Waldomiro Bocalan, reforça: “O trabalho diário resulta em benefícios tanto para os empresários, que encontram mão de obra para suprir suas demandas, quanto para os trabalhadores, que conquistam novas oportunidades e melhor qualidade de vida”.
Com esses indicadores, Costa Rica reforça seu papel como referência estadual na intermediação de mão de obra e no fortalecimento da economia local por meio de ações estratégicas, gestão eficiente e apoio ao trabalhador.
Da Redação
Foto: Assessoria