A Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense) iniciou as obras de terraplanagem para implantação de sua nova Unidade Industrial de Processamento de Soja, às margens da BR-163, entre Naviraí e Juti. O investimento é de R$ 1,013 bilhão, o maior da história da cooperativa, e a planta ocupará 115 hectares ao lado da atual fecularia.
Mais de 200 trabalhadores atuam no canteiro de obras, com foco na instalação da subestação de energia, estruturas de armazenamento e acessos internos. A previsão é concluir essa etapa até o fim de maio, com início das fundações na sequência, dependendo das condições climáticas.
A nova unidade vai produzir farelo e óleo vegetal, agregando valor à soja produzida no Estado, que registrou mais de 4,5 milhões de hectares plantados nesta safra. O projeto integra a estratégia de verticalização da produção agropecuária e reforça a cadeia produtiva da nutrição animal e de exportação.
O secretário estadual Jaime Verruck destacou a relevância da iniciativa. “A instalação de indústrias como a da Copasul é fundamental para agregar valor à matéria-prima, com foco na produção de farelo e óleo”, afirmou. Ele também ressaltou o papel do cooperativismo. “Esse projeto é estratégico porque é liderado pela maior cooperativa do Estado. Apoiamos iniciativas como essa por meio do PROCOOP e da política estadual de industrialização. O início desta obra é um marco no processo de agregação de valor e geração de empregos.”
A Copasul também finalizou recentemente um investimento de R$ 400 milhões na ampliação da capacidade de armazenagem de grãos, com destaque para os silos da Serra de Maracaju.
Da Redação
Foto: Assessoria