31 de Ago, 2025
Comitiva Leite Ativo dá voz ao campo e inicia movimento por mais leite e renda no MS
29 de Ago, 2025

Cerca de 120 produtores participaram da 1ª Comitiva Leite Ativo, realizada nesta quinta-feira (28), no Sindicato Rural de Sidrolândia. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), liderada pelo deputado estadual Renato Câmara, com foco em ouvir os produtores e levantar demandas para impulsionar a produção leiteira no Estado.

O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, apresentou um panorama do setor, destacando o potencial da cadeia leiteira e a necessidade de reduzir a dependência do leite de outros estados. “Nós temos perto de 80 mil famílias de agricultores familiares no Estado, incorporando nossos irmãos indígenas e quilombolas. E a gente tem uma dependência ainda muito grande de leite que vem de fora. Aqui em Sidrolândia, nós temos uma parceria com a Secretaria de Agricultura do município, onde os técnicos orientaram e ajudaram os produtores a plantar e fabricar a silagem em um hectare para 100 produtores de leite”, afirmou.

Sidrolândia, segundo ele, conta com 99 resfriadores de leite – 65% públicos – e coleta cerca de 12 mil litros por dia entre aproximadamente 300 produtores. A produção já foi maior em anos anteriores, e o desafio agora é retomar o crescimento com apoio técnico. O Programa Pró-Leite já cadastrou 44 produtores no município e promove ações como a recuperação de pastagens para apoiar 100 famílias.

Naiele Rodrigues, jovem produtora, relatou os desafios enfrentados no campo. “Gostei muito do que foi falado pelo deputado Renato sobre sucessão familiar. É um problema não só do leite, mas de todas as cadeias. Hoje, para um filho continuar na atividade, tem que querer muito, porque é desafiador.” Ela também defendeu “crédito mais acessível para os pequenos produtores”.

Para o deputado Renato Câmara, o fortalecimento da produção leiteira é essencial para garantir renda e qualidade de vida no campo. “O caminho é aumentar a produção leiteira, alcançar lucro e, assim, garantir qualidade de vida às famílias.” Ele destacou que o Programa Pró-Leite prevê R$ 70 milhões em investimentos até 2026, incluindo ações de melhoramento genético, inseminações, distribuição de matrizes e assistência técnica.

Eder Souza Oliveira, da Assuleite e da Câmara Setorial do Leite, ressaltou o objetivo da comitiva: “colher um diagnóstico da realidade do setor para propor soluções eficazes, aproximando políticas públicas dos produtores”.

A vice-prefeita de Sidrolândia, Chris Fiúza, falou da importância de apoio contínuo. “Fazer a nossa cidade crescer, ser reconhecida e ter um produto de qualidade depende de incentivo, diálogo e investimento.”

A programação contou ainda com palestras técnicas de Orlando Camy (Semadesc), detalhando o Programa Pró-Leite, e José Carlos de Oliveira (Agraer), sobre manejo de bezerras leiteiras. Os materiais da apresentação estão disponíveis para download no site do deputado Renato Câmara: renatocamaraoficial.com.br
.

A mesa de autoridades incluiu ainda vereadores, representantes de sindicatos e lideranças locais. A 1ª Comitiva Leite Ativo marca o início de uma série de encontros regionais da Frente Parlamentar do Leite com objetivo de transformar potencial em prosperidade para o campo, por meio de planejamento, investimento e apoio técnico.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas