O estado de Mato Grosso do Sul abriga 40 municípios distribuídos em oito regiões que já estão integrados ao Mapa do Turismo Brasileiro. Com o intuito de expandir essa lista e fortalecer o setor turístico, o Governo do Estado emitiu uma portaria, publicada no Diário Oficial, convocando outras cidades a participarem.
Para que os municípios possam fazer parte do Mapa do Turismo, é necessário que atendam a critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, além das exigências estaduais. Um dos requisitos fundamentais é a oferta de produtos turísticos por meio de agências de viagem, operadoras turísticas ou plataformas online especializadas em viagens.
A comprovação do cumprimento desse critério deve ser enviada à Fundação Estadual de Turismo (Funtur) por meio do e-mail fundturmsmapa@gmail.com. As prefeituras precisam fornecer material de divulgação digital atualizado, como cópias de sites, aplicativos ou outras plataformas onde os produtos turísticos são anunciados.
De acordo com Geancarlo Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur/MS, a exigência de comprovação da comercialização de produtos turísticos é essencial para demonstrar que os municípios possuem atrativos turísticos, como hotéis, e que estes estão sendo efetivamente promovidos por agências de turismo ou plataformas especializadas.
Atualmente, os municípios sul-mato-grossenses inseridos no Mapa do Turismo nas regiões "Caminhos da Natureza" e "Cone Sul" incluem Eldorado, Japorã, Naviraí, Amambai e Itaquiraí. Na região de Bonito e Serra da Bodoquena estão Jardim, Bela Vista, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho.
O Governo do Estado busca, por meio da portaria n.º 02/2024, de 01 de fevereiro de 2024, aumentar a adesão de municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro. Essa iniciativa pode impulsionar o desenvolvimento do setor turístico em Mato Grosso do Sul, promovendo seus atrativos naturais, culturais e históricos, e estimulando a economia local. A portaria foi publicada no Diário Oficial Eletrônico n.º 11.404, em 2 de fevereiro de 2024.
Da Redação
Foto:Assessoria