O Mato Grosso do Sul entregou neste sábado (22) a primeira rampa pública de embarque e desembarque de barcos no Rio Dourados. A estrutura, localizada na MS-379, entre Dourados e Laguna Carapã, marca o início de uma política de acesso gratuito ao rio, antes restrito a propriedades privadas que cobravam taxas de até R$ 50 por pessoa para permitir a descida de embarcações.
A obra foi viabilizada por meio de articulação do deputado estadual Renato Câmara junto à AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). “Essa rampa nasce de um pedido antigo. Uma necessidade ignorada por anos. Agora, com apoio da AGESUL e da sensibilidade do Governo do Estado, conseguimos tirar do papel um sonho de quem pesca, trabalha ou apenas quer curtir o rio com dignidade”, afirmou o parlamentar.
A rampa foi instalada nas proximidades da Rodovia Jonas Alves Corrêa e inclui melhorias no acesso, limpeza para estacionamento e nivelamento da estrutura para garantir segurança aos usuários. A obra contou com apoio da iniciativa privada: o produtor rural Thiago Alves Capilé doou o serviço de terraplenagem, enquanto a Pedreira Esteio forneceu brita para a base da rampa.
O gerente regional da AGESUL em Dourados, José Carlos de Sousa, conhecido como Zezinho, destacou o esforço conjunto. “Quero agradecer o pedido do deputado Renato Câmara, que fez o encaminhamento para a AGESUL. Agradecer também ao Mauro Azambuja, nosso diretor-presidente da AGESUL, e ao Guilherme Alcântara, o nosso secretário de Infraestrutura. E agradecer ao governador Eduardo Riedel, que, preocupado com os pescadores, hoje entrega um descedouro público no Estado, onde vocês não vão pagar nada para descer. Isso é gratificante para nós.”
A Polícia Militar Ambiental também deve utilizar a estrutura como ponto de apoio para operações de fiscalização ambiental.
Da Redação
Foto: Flavio Retratista
O governo já estuda expandir o projeto para outras regiões, sendo Caarapó o próximo município a receber uma estrutura semelhante.