Durante a 45ª EXPOCAM, realizada nesta sexta-feira (9), em Camapuã, o Circuito Pecuário do SENAR/MS reuniu produtores, técnicos e lideranças para discutir estratégias voltadas ao aumento da produtividade na pecuária de corte. O evento aconteceu no tatersal da Associação dos Criadores de Camapuã (ACRICAM) e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do prefeito Manoel Nery e do presidente da ACRICAM, Paulo Valcanaia.
O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio, defendeu o uso de tecnologias aliadas a planejamento e manejo adequado como forma de aumentar a produção sem ampliar o rebanho. “É possível dobrar a produtividade sem aumentar o rebanho. Temos tecnologia para isso. Mas é preciso planejamento, manejo nutricional, adaptação dos animais e compromisso com o resultado a longo prazo”, afirmou.
Já o consultor em genética Cassiano Pelle destacou que o sucesso da atividade depende de metas claras e decisões adaptadas às características de cada propriedade. “Às vezes, a minha fazenda é melhor de solo do que a do vizinho, e isso muda a genética que vou usar”, pontuou, acrescentando que a troca constante de estratégia pode comprometer o desempenho. “Se o produtor ficar entrando e saindo do mercado conforme a maré, vai se lascar. A gente sempre entra quando o negócio está bom, mas aí o custo está alto.”
Fabiano Pessatti, técnico do SENAR/MS, apresentou resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), comprovando a relação entre gestão eficiente e maior rentabilidade na bovinocultura de corte.
O governador Eduardo Riedel elogiou a qualidade da feira e dos animais apresentados. “Passei no curral, e os animais são de primeiríssima linha. Isso mostra a força que evoluiu a nossa pecuária, nutrição, genética. Camapuã tem se destacado nesse processo”, declarou. Ele também enfatizou que eventos como esse fortalecem o setor e atraem novos negócios.
O presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Toninho Silvério, destacou a presença do governador como histórica para a feira e reforçou o compromisso com a excelência. “Camapuã é reconhecida como a Capital do Bezerro de Qualidade, e nosso compromisso é manter esse título com base em informação, técnica e visão de futuro”, afirmou.
Da Redação
Foto: Assessoria