26 de Out, 2025
CEO de Coxim recebe novos equipamentos e reforça atendimento odontológico regional
14 de Out, 2025

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Coxim recebeu, nesta sexta-feira (10), novos equipamentos para o laboratório de prótese dentária. A unidade é referência para Coxim e outros cinco municípios da região norte do Mato Grosso do Sul, oferecendo atendimento especializado e gratuito. Em média, cerca de 800 pacientes são atendidos por mês.

Foram entregues um recortador de gesso, motor torno de polimento, micro motor e um localizador periapical utilizado em procedimentos de endodontia (tratamento de canal). Segundo a Prefeitura, os aparelhos foram adquiridos com recursos 100% municipais. “O maior recurso para a manutenção e funcionamento da unidade vem da Secretaria Municipal de Saúde, que também arca com a folha de pagamento dos 16 profissionais da equipe”, informou a gestão do CEO.

Os novos equipamentos substituem aparelhos em uso há quase duas décadas. Entre as atualizações está um motor digital para canais radiculares, que oferece maior agilidade e precisão no atendimento, além de proporcionar mais conforto aos pacientes.

A equipe do CEO é composta por dentistas especializados em áreas como cirurgia oral, periodontia, endodontia, prótese e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Cada profissional atua com apoio de auxiliares. No laboratório, técnicos e protesistas são responsáveis pela confecção das próteses dentárias, com materiais de qualidade semelhante aos utilizados na rede privada.

Além de tratamentos de canal e cirurgias orais menores, a unidade realiza atendimentos periodontais e produz mensalmente de 20 a 50 próteses, atendendo não só pacientes de Coxim, mas também de municípios vizinhos. Apesar das limitações orçamentárias, o repasse municipal permanece o mesmo desde 2005 , a equipe organiza o atendimento conforme a complexidade e urgência dos casos.

De acordo com a equipe, há demanda reprimida, especialmente para procedimentos como tratamento de molares, que exigem múltiplas sessões. Cada atendimento pode envolver até cinco visitas. Mesmo com a alta procura, casos de urgência, como dor aguda ou necessidade de troca de curativo, são atendidos com prioridade. “Todos os pacientes com dor ou emergência recebem atendimento imediato, seja por troca de curativo ou encaixe urgente, sempre buscando evitar o sofrimento e complicações”, reforçou a equipe.

Sobre a confecção de próteses, a equipe explica que o prazo médio é de quatro semanas, já que o processo depende do cumprimento de protocolos técnicos e da estrutura do laboratório. “É orientado que os pacientes tenham paciência”, destacaram os profissionais, lembrando que o trabalho segue padrões elevados de qualidade.

O CEO é considerado um polo regional em saúde bucal e seu funcionamento com recursos próprios reforça o papel da gestão municipal na manutenção dos serviços especializados. A entrega dos novos equipamentos representa um reforço à estrutura já existente e visa garantir a continuidade do atendimento à população da região.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas