A Casa do Trabalhador de Costa Rica, em 2024, registrou 8.157 atendimentos, com destaque para o encaminhamento de 2.529 trabalhadores ao mercado de trabalho, dos quais 552 foram contratados. O órgão também cadastrou 534 vagas de emprego, monitorou 556 trabalhadores e processou 605 pedidos de seguro-desemprego, reafirmando seu papel essencial na dinamização do mercado de trabalho local.
O relatório detalha as ações de Intermediação de Mão de Obra (IMO), que conectam trabalhadores e empregadores, reduzindo o tempo de espera e as dificuldades de acesso à informação. Esse trabalho inclui inscrição de candidatos, captação de vagas, cruzamento de perfis e convocação para entrevistas, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico da região.
A Casa do Trabalhador é vinculada à Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (SEMAD). Ações em parceria com instituições como Sebrae, Senai, Senar/MS, Atvos e IACO Agrícola têm garantido capacitação para dezenas de trabalhadores, fortalecendo a economia local e diversificando oportunidades em setores estratégicos.
Da Redação
Foto: Assessoria