14 de Nov, 2025
Carreta da Justiça leva atendimento jurídico gratuito a 48 moradores de Alcinópolis
23 de Jan, 2025

Na primeira ação da Carreta da Justiça em 2025, o município de Alcinópolis recebeu, entre os dias 20 e 21 de janeiro, a unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que ofereceu diversos serviços jurídicos essenciais gratuitamente à população local.

Durante os dois dias de atendimento, sob a coordenação do juiz José Henrique Kaster Franco, a equipe da unidade móvel registrou 48 atendimentos na região. O serviço mais procurado foi o reconhecimento da união estável e sua conversão em casamento, com 16 atendimentos realizados.

Além disso, foram realizados 4 divórcios, 3 ações de reconhecimento e dissolução de união estável, 2 acordos de pensão alimentícia, 2 ações de cobrança, 1 reconhecimento de paternidade e 1 ação revisional de alimentos. A Defensoria Pública também contribuiu com outros 24 atendimentos à população nesta primeira ação da Carreta no ano, resultando na abertura de 29 ações e contando com cerca de 170 pessoas presentes no local.

A Carreta da Justiça é uma ferramenta significativa para aproximar o Judiciário de áreas afastadas dos grandes centros urbanos, que frequentemente carecem de fóruns. A presença da carreta em regiões remotas facilita o acesso a serviços essenciais que, muitas vezes, não estariam disponíveis sem essa iniciativa.

A próxima parada da Carreta será no município de Figueirão, nos dias 23 e 24 de janeiro. Os atendimentos devem ser pré-agendados pelo WhatsApp (67) 98462-8249. Mais informações sobre os serviços oferecidos e a agenda da Carreta da Justiça estão disponíveis na página institucional do TJMS.

Para a administração do TJMS, sob a presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, a atuação da Carreta da Justiça reforça o compromisso do Tribunal com a democratização do acesso ao Judiciário, levando a justiça diretamente aos cidadãos e atendendo milhares de pessoas em diversas regiões do estado.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas