De 9 a 12 de junho, Rio Verde de Mato Grosso sediou pela segunda vez o curso “Competências Mínimas de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura” (CMC), promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura. A capacitação reforça o compromisso do município com a profissionalização do turismo sustentável e a valorização dos atrativos naturais da região.
A formação reuniu condutores, empreendedores e lideranças locais em uma programação com aulas teóricas e práticas voltadas à condução segura de visitantes em ambientes naturais. O conteúdo abrangeu técnicas de atendimento, segurança em trilhas, interpretação ambiental e conhecimento cultural, preparando os participantes para atuar em unidades de conservação, parques e atrativos turísticos.
“Nosso foco é incentivar o empreendedorismo e promover a qualificação técnica dos profissionais que atuam com ecoturismo e turismo de aventura. Com isso, fortalecemos a economia local, estimulamos a preservação ambiental e posicionamos nossa região como um destino sustentável e competitivo”, afirmou Luzicarla Softov, gerente da Regional Norte do Sebrae/MS.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Gomes da Silva, destacou a relevância da ação para o turismo local. “Essa é uma das grandes apostas do município para impulsionar o desenvolvimento. Trata-se de uma formação muito completa, que prepara os condutores tanto em relação à postura e atuação como guias, quanto para lidar com situações extremas, como emergências. Foi uma experiência muito rica, que possibilitou inclusive a descoberta de novos atrativos da cidade”, disse.
Para o agente de turismo Ariel Albrecht, o curso eleva o padrão do turismo local. “O curso foi essencial para capacitar líderes em ecoturismo e turismo de aventura. O instrutor trouxe conhecimento técnico e prático, com foco nas normas internacionais, como as certificações ISO, garantindo mais segurança e qualidade nas experiências.”
A condutora Rosa Ferreira Baloque também aprovou a experiência. “Sendo moradora de Rio Verde, não conhecia tantos lugares bonitos daqui, como as trilhas. Fiz amizades com o pessoal de Pedro Gomes e Coxim que também participaram. Foram quatro dias muito aproveitados”, relatou.
A iniciativa fortalece a cadeia do turismo sustentável na região Norte do Estado e amplia as oportunidades para quem atua no setor.
Da Redação
Foto: Agência Sebrae de Notícias